Educadores do Bié, província localizada no centro do País, socializaram experiências com profissionais da rede de Marília, por meio de Termo de Cooperação Internacional. (Foto: Mauro Abreu)
Terminou na última sexta-feira (26), com entrega de certificados e manifestações de gratidão, o curso de Capacitação em “Administração e Gestão Escolar”, oferecido a um grupo de professores angolanos pela Prefeitura de Marília, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Marília.
A iniciativa faz parte dos esforços de internacionalização do município, que contam com apoio da Câmara Municipal, empresas e instituições de ensino da cidade. A comitiva visitante é da Escola Superior Pedagógica do Bié da República de Angola.
Participaram os professores doutores Alfredo Maria Paulo (diretor geral), Eduardo Cassinda João (Departamento de RH), António Paulo Cuionja (Ciências da Natureza) e professor mestre Aristides Cambuta (Apoio Acadêmico).
(Foto: Mauro Abreu)
Termo de Cooperação Técnica Educacional foi assinado entre a instituição angolana, o município e a Unimar. Para esta ação, contou também com a colaboração da Faculdade João Paulo II, que hospedou os visitantes.
A interação foi de cinco dias, com conteúdo teórico e prático, visitas a unidades escolares de educação infantil e fundamental e na sede da Secretaria. Nesta sexta-feira, os educadores foram certificados, homenageados e cumprimentados pelo secretário municipal de Educação, Helter Rogério Bochi, e equipe técnica.
A vereadora professora Daniela também participou da despedida, ao lado do diretor da Fajopa, padre Orion Ferreira, e o assessor de relações internacionais da Unimar, Juan Ricardo dos Santos Orellana.
Os visitantes receberam, com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, kits das indústrias alimentícias de Marília, como símbolo de gratidão e amizade pela experiência vivenciada.
(Foto: Mauro Abreu)
SOCIALIZAÇÃO
“Nossa proposta não foi uma troca de experiências, mas um compartilhamento. Estamos certos que cada um sairá com aquilo que já possuía e também novos conhecimentos. Isso nos enriquece, amplia horizontes e favorece nosso desenvolvimento”, disse o secretário.
O diretor da Escola Superior Pedagógica do Bié, Alfredo Maria Paulo, agradeceu a acolhida e experiência. Ele classificou o modelo de Marília como “excelente” e “organizado”. Disse que os educadores intercambiários permanecerão “conectados” a Marília irá deliberar em Angola a recepção a uma comitiva brasileira, para que os marilienses possam conhecer de perto da realidade angolana e dar sugestões.
Uma das medidas que o diretor pretende, de forma imediata, adotar em solo angolano é a discussão da necessidade de descentralização da Educação de seu país. “Entendemos que os coordenadores podem exercer maior autonomia, dentro de suas áreas”, disse.
(Foto: Mauro Abreu)
CIDADE MODELO
A ponte entre os educadores de Marília e da Angola foi construída por parceiros como professor o professor mestre Aristides Cambuta. Ele é aluno do curso de doutorado em Educação na Unesp Marília e participou das primeiras ações que culminaram com a visita da delegação em abril deste ano, e assinatura do Termo de Cooperação.
O interesse angolano se justifica pela excelência da Educação em Marília. A rede é formada por quase 20 mil crianças, com acesso a merenda, uniforme, projeto pedagógico qualificado, transporte para grande número de estudantes, entre outros benefícios que colaboram para que Marília tenha a 2ª melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado de São Paulo.
(Foto: Mauro Abreu)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.