O professor de antropologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília, Laércio Fidelis, defendeu em entrevista ao jornal Folha de São Paulo a criação da associação Docentes pela Liberdade (DPL).
A criação do grupo, segundo o veículo de comunicação, seria uma reação de professores de direita ao desprezo e maus tratos por colegas de esquerda.
A articulação começou em espaços virtuais e resultou em um encontro marcado para esta quarta-feira (3) em Londrina (PR) e ao menos outras oito cidades para lançamento do movimento.
“Com o impulso dado pela eleição de Jair Bolsonaro (PSL)”, diz a Folha de São Paulo, os “professores formaram um bloco mais ou menos coeso (antipetista, liberal na economia)”.
Eles estariam “em busca de um espaço mais acolhedor para discutir e elaborar planos para aumentar sua influência sobre a universidade e, por que não, também sobre o governo”, conforme o periódico.
Ao jornal Laércio teria dito que os integrantes do DPL “se sentem bastante incomodados com a hegemonia ideológica de esquerda, principalmente nas áreas de humanas”.
Sua expectativa seria de que a entidade ajude a fomentar a diversidade de ideias nas universidades. Segundo a Folha, Laércio teria criticado o que seria uma “trindade maldita” que envolve estudos de raça, classe e gênero.
“Existe uma concentração grande de abordagens dentro desse espectro. É preciso restituir a finalidade última da universidade que é a produção de conhecimento, e não usar a academia como um braço político-ideológico”, disse o professor de Marília ao jornal.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.