Tecnologia

Procon-SP notifica LG pelo fim da fabricação de celulares

Após a LG anunciar o fim da produção de celulares da marca em todo o mundo, o Procon-SP pediu explicações para a empresa no Brasil. O órgão revelou ao Estadão nesta segunda-feira, 5, que notificou a LG para prestar esclarecimentos sobre o encerramento da operação da marca no País e sobre o impacto de sua saída do mercado de celulares em serviços como garantia e assistência técnica.

A LG terá de informar a relação completa de todos os modelos de smartphones disponibilizados no mercado nos últimos três anos com os respectivos manuais de usuário, assim como a relação de assistências técnicas autorizadas para os produtos. Além disso, o Procon-SP pede a comprovação do período estimado de vida útil dos aparelhos e também informações sobre planos de atendimento aos consumidores que já possuem os celulares da LG, para procedimentos de garantia, reparos e reposição de peças.

“Quando se trata de bens duráveis, as empresas assumem na venda um compromisso com o consumidor, de que aquele bem terá uma vida útil. Sempre nos gera preocupação uma empresa anunciar o fim da fabricação de determinado produto ou até mesmo a saída do País, por conta dessa expectativa que foi criada nos consumidores”, afirma Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, ao Estadão. “Preocupa também o fato de a LG ser uma empresa com muita representatividade no Brasil no segmento de celulares. É necessário um cenário de estabilidade das relações”.

A LG tem até o dia 9 de abril para responder aos questionamentos. Segundo Farid, o consumidor que se sentir lesado neste momento pode efetuar uma reclamação no Procon — o órgão vai auxiliar os consumidores individualmente na solução do conflito junto à LG.

Fim de uma era
Depois de anos com resultados ruins no segmento de celulares e com a competição cada vez mais acirrada entre modelos Android, a fabricante sul-coreana decidiu abandonar de vez a produção dos aparelhos. A empresa alegou prejuízos acumulados da ordem de US$ 4,1 bilhões ao longo de 23 trimestres consecutivos até o fim do ano passado — a LG, porém, continuará a atuar nos segmentos de televisores e monitores, produtos de áudio, eletrodomésticos e soluções telas corporativas.

Em declaração à imprensa nesta segunda, a LG Brasil afirmou: “Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, a nossa sede global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”.

Agência Estado

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

3 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

8 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

10 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

11 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

11 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

11 horas ago

This website uses cookies.