Marília

Procon de Marília orienta sobre compras na Black Friday

Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília (Foto: Divulgação)

O Procon de Marília divulgou orientações para as compras na Black Friday brasileira, evento que promete descontos e promoções no comércio.

Em tempos pós-pandemia, muitos consumidores irão aproveitar para fazer as compras a distância, através da internet e das redes sociais.

Nesta proposta de vendas on-line, ganha força um novo formato de negócio em que lojas físicas fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, com o consumidor.

A estratégia também se configura como compra fora do estabelecimento comercial e, portanto, valem as regras de comércio a distância.

A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. Esse tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.

Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o frete.

Em 2020, o aumento das compras on-line, por causa do isolamento social, teve como reflexo o crescimento também do número de reclamações de consumidores com problemas de consumo pela internet.

Com a Black Friday, a tendência é que a movimentação atípica do comércio eletrônico, devido à crise do coronavírus, possa aumentar ainda mais o número de reclamações de consumidores e criar um ambiente propício para golpes eletrônicos.

Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet e pelas redes sociais, Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília, dá cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras sem sair de casa e com mais segurança.

Veja abaixo:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
  • Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
  • Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto, transferência bancária ou PIX, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.
  • Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
  • Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon Municipal de Marília, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. O site da Fundação Procon SP disponibiliza relação atualizada de sites que devem ser evitados. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte neste caso.

O Procon de Marília orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, registre sua reclamação.

O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, na avenida das Indústrias, 294 e  pelo telefone (14) 3401-2466 ou pelo WhatsApp (14) 99108-0624 [clique aqui para iniciar uma conversa].

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Daniela Casale

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

14 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

15 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

15 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

15 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

15 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

15 horas ago

This website uses cookies.