Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília (Foto: Divulgação)
O Procon de Marília divulgou orientações para as compras na Black Friday brasileira, evento que promete descontos e promoções no comércio.
Em tempos pós-pandemia, muitos consumidores irão aproveitar para fazer as compras a distância, através da internet e das redes sociais.
Nesta proposta de vendas on-line, ganha força um novo formato de negócio em que lojas físicas fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, com o consumidor.
A estratégia também se configura como compra fora do estabelecimento comercial e, portanto, valem as regras de comércio a distância.
A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. Esse tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.
Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o frete.
Em 2020, o aumento das compras on-line, por causa do isolamento social, teve como reflexo o crescimento também do número de reclamações de consumidores com problemas de consumo pela internet.
Com a Black Friday, a tendência é que a movimentação atípica do comércio eletrônico, devido à crise do coronavírus, possa aumentar ainda mais o número de reclamações de consumidores e criar um ambiente propício para golpes eletrônicos.
Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet e pelas redes sociais, Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília, dá cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras sem sair de casa e com mais segurança.
Veja abaixo:
O Procon de Marília orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, registre sua reclamação.
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, na avenida das Indústrias, 294 e pelo telefone (14) 3401-2466 ou pelo WhatsApp (14) 99108-0624 [clique aqui para iniciar uma conversa].
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…
Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…
Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…
Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…
This website uses cookies.