Um vazamento de água causou transtornos e indignação aos moradores da rua Felipe dos Santos, na altura do número 232, no bairro Monte Castelo, próximo ao Hospital São Francisco.
“É muita água desperdiçada”, lamentou Ana Lucia Gomes Franco, auxiliar de saúde bucal e moradora da região. Segundo ela, a dificuldade começou ainda na tentativa de relatar o problema. “Demorei para descobrir onde reclamar, mas desde o dia 29 de janeiro registrei um protocolo (2025008883) pedindo o conserto do vazamento”, explica.
Apesar do chamado, o reparo não foi imediato. “Liguei outras vezes, mas a informação era de que já existia o registro e que era preciso aguardar”, conta Ana Lucia. Outra moradora recorreu às redes sociais para denunciar a demora, mas, segundo ela, mesmo após contato de um funcionário da concessionária RIC Ambiental, o problema persistiu.
Após questionamentos do Marília Notícia à empresa responsável pelo saneamento básico da cidade, uma equipe foi enviada ao local neste sábado (15) para realizar o conserto.
Embora não seja possível estimar exatamente o volume de água desperdiçado, a comparação com o fluxo de uma torneira aberta dá a dimensão do problema. Estudos indicam que uma torneira pode desperdiçar entre 12 e 25 litros por minuto, o que equivale a até 36 mil litros por dia ou mais de um milhão de litros por mês.
OUTRO LADO
Procurada pela reportagem, a RIC Ambiental esclareceu que desde o início da concessão tem lidado diariamente com um grande número de solicitações de vazamentos e problemas no sistema de esgotamento sanitário, somando mais de 1.000 ocorrências atendidas por mês.
Em relação ao vazamento na rua Felipe dos Santos, a concessionária informou que o chamado já estava em fase de execução pela equipe de manutenção.
“Devido à grande quantidade de chamados recebidos diariamente, o processo de atendimento pode, em alguns casos, levar um pouco mais de tempo do que almejamos, porém, não deve ultrapassar 30 dias”, afirmou a empresa em nota.
A concessionária também destacou que está avançando na modernização do sistema de saneamento, com a substituição gradual de tubulações antigas por materiais mais modernos e sustentáveis, o que deve trazer melhorias estruturais para a cidade.
Rafael Pascon, de 43 anos, está preso em Gália (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A Justiça…
O preço da cesta básica de alimentos caiu em todas as 27 capitais brasileiras no…
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a Operação Expurgo para combater…
Vinicius Camarinha oficializa reajuste do auxílio-saúde em autarquias municipais (Foto: Divulgação) O prefeito de Marília,…
A Polícia Civil de Marília apura uma confusão entre vizinhos registrada no bairro Parque das…
Incêndio foi provocado para apagar vestígios do crime (Foto: NC Pompeia) O empresário Marcelo Alves…
This website uses cookies.