Marília

Privatização da água e esgoto gera desconfianças

Imagem da ETA do Rio do Peixe: Processo de concessão gera desconfianças nos marilienses

A concorrência pública 013/2015 da Prefeitura de Marília, que passa para a iniciativa privada os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade, vive uma série de questionamentos e desconfianças por boa parte da população.

Depois de ter o processo suspenso duas vezes pela Justiça, a mais nova polêmica em torno da privatização do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), gira em torno da revisão do plano diretor de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

A revisão que foi feita pela empresa Pezzi Consultoria, com sede em São Paulo, aponta em uma das suas projeções que a população será de aproximadamente 374 mil habitantes em Marília no ano de 2050.

No entanto, a projeção da Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade), do governo estadual e que faz os estudos oficiais, é bem diferente da que foi apresentada pela administração do prefeito Vinicius Camarinha (PSB).

Segundo o Seade, a estimativa é de que em 2030, Marília tenha 239.808 habitantes.

A projeção mais longa do órgão é justamente o ano de 2030, mas mesmo se for utilizada metodologia idêntica a empregada na pesquisa oficial, o número de marilienses em 2050 seria quase 60% menor do que o projetado na revisão do plano diretor.

De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, o crescimento exagerado calculado pela empresa Pezzi, conduz o plano diretor à realização de investimentos vultuosos e desnecessários, que deverão ser pagos pela população de Marília na forma de tarifa de água e esgoto, o famoso ‘tarifaço’.

Em outras palavras, de acordo com as regras e ‘estudos’ da Prefeitura, a nova empresa iria ter ‘passe livre’ para cobrar altas tarifas dos marilienses.

Uma denúncia anônima com esse tema e outras supostas irregularidades no processo, foi enviada recentemente para diversos órgãos de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Ministério Público, Câmara de Vereadores de Marília, Controladoria Geral do Município e Cade.

“Após a realização desta licitação, toda essa farsa será encoberta por uma agência reguladora criada pela própria Prefeitura de Marília. Essa prática pode indicar o favorecimento de empresas em outras licitações na área de saneamento, por meio da elaboração de planos diretores de saneamento”, diz trecho da denúncia.

A reportagem do Marília Notícia tentou diversas vezes abordar o assunto com a assessoria de imprensa da Prefeitura, responsáveis da Pezzi Consultoria e outros membros da administração municipal, mas obteve apenas o silêncio como resposta.

Vale lembrar que nos bastidores políticos é forte o comentário de que há um favorecimento à empresa AEGEA Saneamento e Participações S.A. Fato obviamente negado pela administração municipal e empresa.

Segundo a Prefeitura, a concessão terá investimentos de quase R$ 600 milhões e dura por 35 anos.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

44 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

44 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

54 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

56 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.