Tecnologia

Primeiro SMS da história é vendido por R$ 693 mil

A primeira mensagem de texto enviada na história, que desejava um “Feliz Natal”, foi vendida nesta terça-feira, 21, por € 107 mil como um NFT, formato de arquivo único que dá ao seu detentor a propriedade digital sobre a imagem na internet. A venda aconteceu em uma casa de leilões de Paris.

O texto, enviado em 3 de dezembro de 1992, foi posto a leilão pela firma britânica de telecomunicações Vodafone. Neil Papworth, engenheiro da empresa, enviou o SMS de seu computador para um gerente no Reino Unido, que o recebeu em seu telefone “Orbitel” de 2 kg – semelhante a um telefone de mesa, mas sem fio e com alça.

“Eles estavam no meio dos eventos de fim de ano, então ele enviou a mensagem ‘Feliz Natal'”, disse Maximilien Aguttes, chefe de desenvolvimento da casa de leilões Aguttes Auction House.

O que é NFT?

Tokens não Fungíveis, ou NFTs, são um tipo de ativo digital que cresceu em popularidade este ano, com obras de arte NFT sendo vendidas por milhões de dólares. Comercializados desde cerca de 2017, esses objetos digitais, que englobam imagens, vídeo, música e texto, existem no blockchain, um registro das transações mantidas em computadores em rede. Cada NFT possui uma assinatura digital exclusiva.

A venda de bens intangíveis não é legalizada na França, então a casa de leilões empacotou a mensagem de texto em uma moldura digital, exibindo o código e o protocolo de comunicação, disse Aguttes.

O comprador receberá a réplica do protocolo de comunicação original que transmitiu o SMS e os lucros irão para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR.

Agência Estado

Recent Posts

Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília

Videomonitoramento do trânsito será ampliado na cidade pela Emdurb (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A Empresa…

3 horas ago

Reclamações de som alto levam moradores a acionar polícia contra bar

Um boletim de ocorrência por perturbação do sossego foi registrado na Central de Polícia Judiciária…

4 horas ago

‘Não existe prontidão real com apenas uma pessoa’, diz piloto sobre aeroporto

Jolando Gatto já havia denunciado a falta de equipe de bombeiros no Aeroporto de Marília…

4 horas ago

Homem em situação de rua denuncia roubo e agressão a pedradas

Um homem de 54 anos, em situação de rua, procurou a Central de Polícia Judiciária…

4 horas ago

Dupla é presa com 425 porções de cocaína em ponto de tráfico na Vila Barros

Dois homens, de 49 e 37 anos, foram presos em flagrante na manhã deste sábado…

4 horas ago

TOR apreende quase 149 quilos de maconha e prende dupla em Maracaí

TOR apreendeu drogas que estavas escondidas no porta-malas e no assoalho de carro estacionado em…

4 horas ago

This website uses cookies.