Marília

Prevenção ao Sarampo é tema no Caps Com-Viver

Trabalho é realizado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde; Centro de Atenção Psicossocial atende quase 300 pacientes ao mês. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em iniciativa do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu mais uma edição do “Interagindo”. O evento é periódico e aborda temas atuais e relevantes para os pacientes da saúde mental e seus familiares. A estratégia é levar Educação em Saúde para maior número de pessoas e, dessa vez, o tema foi a prevenção ao sarampo.

O encontro abordou cuidados, sintomas e tratamento, com a médica Juliana Bragança Sakamoto. Ela explicou que o sarampo é uma doença altamente contagiosa e que a principal forma de prevenção é através da vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral. O vírus é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Silvana Verza Garbelini, assistente social e gerente do Caps, afirma que o tema despertou grande interesse e acredita na disseminação de informações. “Os pacientes e seus familiares, que saem do ‘Interagindo’ melhor orientados, viram multiplicadores. Isso, em saúde, é fundamental”, destacou.

Para fortalecer a interação entre pacientes, familiares e profissionais, o encontro contou ainda com a presença do educador físico Alex Guedes. O profissional desenvolveu atividade funcional, estimulando a socialização, bem-estar físico e mental.

ENTENDA OS CAPS

Os Caps são unidades indicadas a pessoas com transtornos mentais graves ou moderados, sendo os principais esquizofrenia, bipolaridade, TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador e outras psicopatologias como depressão e comportamentos de automutilação.

Atualmente são atendidos 271 adultos (Com-Viver) e quase 200 crianças e adolescentes (Catavento). Os Caps são “porta-aberta” na rede SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, às 7h, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

18 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

23 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

23 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

23 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

23 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

23 horas ago

This website uses cookies.