Marília

Pressão psicológica sobre profissionais da saúde preocupa

Entidades pedem atenção à saúde mental dos profissionais da saúde (Foto: João Carvalho/Relatos de uma pandemia)

O aumento no afastamento de profissionais da saúde em Marília devido aos altos níveis de estresse, além de outros problemas psicológicos, tem preocupado o poder público e os sindicatos que representam as categorias.

O assunto também é motivo de alarde entre membros do Conselho Municipal de Saúde (Comus), que assistem atônitos ao colapso do sistema local e regional.

Já se passou cerca de um ano de intenso trabalho para quem atua na linha de frente do combate à Covid-19. Muitos trabalhadores alegam um enorme cansaço, com esgotamento físico e mental. Quadros de ansiedade, crises de pânico e depressão parecem se multiplicar com o prolongamento da crise sanitária.

Esta semana o quadro chegou a ser classificado como “medicina de guerra” pelo médico João Paulo Galletti Pilon, que responde pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte – onde estão sendo feitas internações provisórias, assim como no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul.

Contribuem para o estafo a superlotação de leitos, mortes de pacientes antes mesmo de conseguirem vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a escassez de materiais básicos para tratamento.

A vacinação desses profissionais aumenta a segurança durante o trabalho, mas não resolve a tensão vivenciada diariamente como em um passe de mágica.

Sindicatos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Marília (Sindimmar), José Paulino, quer uma reunião urgente com a administração municipal para tratar sobre o assunto.

“Os profissionais da saúde estão chegando no limite, estão adoecendo, está faltando pessoal. Se a população está em pânico, o que dizer sobre as pessoas que trabalham na linha de frente?”, questionou o sindicalista.

Já o presidente do Sinsaúde, Aristeu Carriel, afirma que vem notificando a Prefeitura e hospitais privados sobre o problema antes mesmo do agravamento da pandemia em Marília e região, registrada desde o começo do ano e acelerando.

“Pedimos a inclusão dos familiares dos profissionais de saúde, que moram nas mesmas casas com eles, entre os grupos prioritários. Esses trabalhadores ficam o dia inteiro lidando com pacientes com Covid-19 e depois voltam para suas casas. Eles estão vacinados, mas podem contaminar seus parentes”, aponta Carriel.

De acordo com o representante do Sinsaúde, antes da vacinação, o sindicato perdeu mais de 90 filiados para a Covid-19 em sua base territorial regional, composta por 68 municípios.

A entidade também estaria cobrando o fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a garantia do pagamento de benefício por insalubridade.

Envolvidos

Ao Marília Notícia, o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, confirmou que se trata de um “momento difícil de estresse”.

A Santa Casa de Marília informou que “mantém acompanhamento psicológico para os funcionários da área assistencial”.

“Sobre os afastamentos, eles acontecem na medida em que o colaborador apresenta sintomas de síndrome respiratória e em caso de necessidade acontece a reposição. Na medida do possível os quadros estão sendo mantidos”, completa a nota.

Não foram fornecidos números de profissionais afastados por problemas psicológicos. Já o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) informou somente que não tem esse tipo de dado disponível para divulgar.

O MN aguarda manifestação oficial da assessoria de imprensa da Prefeitura e do Hospital Beneficente Unimar (HBU) com informações sobre o problema.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

22 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

26 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

29 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

3 horas ago

This website uses cookies.