Marília

Pressão aumenta e grupos pedem para Daniel descumprir Plano São Paulo

Prefeito fala com manifestantes após reunião no MP (Foto: Divulgação)

Cresce em Marília a pressão para que o prefeito Daniel Alonso (PSDB) enfrente o governador João Doria (PSDB) e descumpra as medidas impostas pela fase vermelha do Plano São Paulo.

Um grupo de comerciantes e trabalhadores protestou nesta quinta-feira (28) pela manhã em frente ao prédio do Ministério Público do Estado de São Paulo, na avenida das Esmeraldas. Eles pedem para Daniel um decreto que determina a reabertura imediata de empresas dos mais diversos setores da economia local.

A manifestação foi feita enquanto acontecia uma reunião entre Daniel e o promotor Isauro Pigozzi Filho, responsável pela tutela da saúde pública em Marília.

Atualmente só podem atender presencialmente na região as atividades consideradas essenciais. A próxima reclassificação do Plano São Paulo está marcada para o dia 5 de fevereiro.

Na saída da reunião o prefeito afirmou que tenta junto ao governo do Estado antecipar a reclassificação para esta sexta-feira (29), no entanto, não há garantia de que isso acontecerá.

Para que Marília e região avancem para uma fase menos restritiva é preciso resolver o problema da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes da Covid-19. No município, desde o começo do ano, a lotação tem ficado entre 90% e 100%. Na região, contando 62 municípios, o índice ultrapassou os 80%.

Daniel também afirmou que pediu ao Ministério Público uma solução em relação ao processo que obriga Marília a seguir as normas estaduais, sob pena de multa de R$ 100 mil ao dia. Segundo o prefeito, ele obteve a resposta de que se trata de “um processo longo que não resolve o problema de imediato”.

Por outro lado, ainda conforme Daniel, o promotor endossaria o pedido de antecipação da reclassificação do Plano São Paulo.

Em entrevista ao Marília Notícia, Pigozzi Filho explicou que para isso o município deve apresentar em juízo todos os seus argumentos sobre a situação local, inclusive as dificuldades econômicas dos setores mais afetados e dados sobre a abertura de novos leitos.

Desta forma, o membro do Ministério Público poderia solicitar a manifestação formal do Comitê Estadual de Contingência da Covid-19.

Isauro deixou claro ainda que a promotoria não é a autoridade competente para liberar ou não o funcionamento do comércio. Ao MP compete fiscalizar o cumprimento da lei e a competência administrativa para imposição das regras.

Reunião do prefeito e comitiva com promotor Isauro Pigozzi Filho (Foto: Divulgação)

Uma terceira possibilidade apresentada pelo prefeito aos manifestantes é a votação do projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), que torna comércio e outras atividades que hoje estão vedadas, em essenciais. Tal solução também tem certos problemas, como o Marília Notícia já mostrou.

A cidade já teve diversas manifestações em favor da reabertura. É o terceiro dia seguido com protestos de comerciantes e trabalhadores na rua.

Nesta semana o chefe do Executivo mariliense se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, para pedir novos leitos de UTI.

Após intervenção do deputado Vinicius Camarinha (PSB), foram anunciadas novas vagas de UTI Covid-19 para a região, 10 delas no Hospital das Clínicas.

Já em reunião de Alonso com Vinholi, foram confirmados outros 10 leitos no Hospital Beneficente Unimar (HBU). O governo municipal também tenta mais leitos na Santa Casa de Marília.

Na prática, a região só poderá ser reclassificada para uma fase menos restritiva com a redução da ocupação dos leitos de UTI, o que acontece com a desocupação pelo arrefecimento das transmissões ou pela abertura de novas vagas.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Festa de Natal das crianças de Varpa acontece neste sábado em novo local

A Festa de Natal das Crianças do distrito de Varpa, em Tupã, vai ser realizada…

10 minutos ago

Prefeitura encerra ciclo de planejamento com 10ª reunião de secretariado

Encontro foi conduzido pelo prefeito Vinicius Camarinha (Foto: Divulgação) A Prefeitura realizou na manhã desta…

5 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da represa Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

5 horas ago

Ceprom muda para o Fragata e reforça ações de capacitação em Marília

O Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom), serviço da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai…

5 horas ago

Açougueiro acusado de fazer delivery de drogas sintéticas em Marília é condenado

Drogas eram entregues, segundo a polícia, em bares, boates e residências (Foto: Divulgação/Dise) A Justiça…

5 horas ago

Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas

Crime aconteceu em plena luz do dia, em praça da zona oeste (Foto: Jaqueline Oliveira)…

5 horas ago

This website uses cookies.