Marília e região

Presidente da Câmara acompanha audiência para diagnóstico da saúde no DRS-9

Presidente da Câmara, secretária da Saúde, prefeito, deputada Bruna Furlan e Célia Maria Marafiotti Netto, da DRS-9 (Foto: Wilson Ruiz)

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), participou de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para diagnóstico da situação do setor nos 62 municípios que compõem a DRS-9 (Direção Regional de Saúde), que a cidade faz parte.

O encontro ocorreu no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e trouxe a Marília a presidente da Comissão, a deputada Bruna Furlan (PSDB), que frequentemente destina recursos ao município por meio de emendas. Recentemente, apoio recebido da parlamentar possibilitou o “Zera Fila de Oftalmologia e Raio-X”.

Participaram da audiência, além das autoridades políticas, gestores da Saúde de cidades da região, além de representantes de prestadores de serviços, como os hospitais.

Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, na mesa com autoridades durante audiência da Comissão da Saúde da Alesp no Ciesp (Foto: Wilson Ruiz)

“A presença da Bruna muito nos honra, é uma parceira da Saúde e de Marília. Essa proximidade da Comissão é muito importante, já que aumenta o diálogo, ouve as pessoas. Como diz o prefeito Vinicius [Camarinha]: ‘quem ouve mais, erra menos’. As audiências são essenciais para debatermos a situação da saúde, mostrar os desafios e as dificuldades e juntos buscarmos soluções. O Legislativo é o poder mais sensível, é o braço que o povo alcança, por isso essa sinergia, união de esforços já tem feito a diferença em Marília, com avanços significativos em pautas difíceis em tão pouco tempo. Parabenizo o prefeito e a secretária Paloma Libanio, por estarem mudando o paradigma da saúde de Marília”, destaca o presidente da Casa de Leis.

Segundo Bruna, a audiência de Marília é a 11ª no estado e ainda restam seis regiões para serem visitadas. “A ideia é fazer um diagnóstico da DRS-9, ouvirmos as dificuldades enfrentadas, assim como debatermos formas de colaborar, de aperfeiçoar a assistência oferecida à população dessa região do estado de São Paulo. São 62 municípios, mais de um milhão de pessoas, e a proposta é enriquecermos o debate com todos os envolvidos sobre como queremos construir a saúde nos próximos anos”.

A secretária da Saúde, Paloma Libanio, ressalta que a proximidade da Comissão e o fortalecimento deste diálogo são fundamentais para otimizar o atendimento prestado na rede pública. “Estamos muito felizes por, junto aos demais municípios da região, construirmos políticas públicas que realmente atendam a realidade da nossa população. A Bruna é uma grande parceria da Saúde e apoiadora do município e é uma alegria recebê-la. Tenho certeza que iremos avançar bastante com os investimentos que estão sendo feitos, como a construção do AME [Ambulatório Médico de Especialidades]”.

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) também agradeceu a parceria com a deputada e presidente da Comissão de Saúde da Alesp e por ela ter colocado Marília no roteiro das audiências. “Não há pessoa melhor para falar do local do que aquele que mora nele. Essas audiências são importantes para que sejam apresentadas as dificuldades, os desafios e sugeridas melhorias para adequação e aperfeiçoamento dos serviços de saúde. O papel do Legislativo é ouvir as demandas da população e propor ao Executivo as ações necessárias. Agradeço a Bruna por olhar por Marília e nos ajudar com recursos que têm proporcionado muitos avanços”.

Durante a audiência, o presidente da Câmara de Marília entregou o título de Visitante Ilustre para Bruna Furlan, acompanhado do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL).

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

51 minutos ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

5 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

5 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

5 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

6 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

8 horas ago

This website uses cookies.