Marília

Prefeitura reorganiza atendimento da saúde mental

A reorganização está sendo efetuada para que nenhum usuário fique sem atendimento por causa do Covid-19. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Saúde Mental, seguindo a orientação do prefeito Daniel Alonso e a reorganização da atenção básica no município, durante o combate à pandemia do Covid-19, está reorganizando também a atenção em saúde mental para seguir fornecendo a assistência necessária aos seus usuários.

Os profissionais psicólogos foram realocados para as unidades de atendimento a casos não respiratórios e nessas unidades ofertarão acolhimento e escuta aos pacientes em sofrimento mental.

Como além dos psicólogos todos os profissionais da atenção básica estão aptos a acolher os usuários da atenção em saúde mental, os médicos das Unidades Básicas e Estratégia de Saúde da Família passam a contar com um médico psiquiatra lotado na sede da Secretaria Municipal da Saúde, em serviço de matriciamento, via telefone, com o qual podem discutir as condutas clínicas em saúde mental, em especial para os casos mais complicados;

Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, por constituírem locais de atenção à urgência e emergência continuam funcionando normalmente, e lembra que casos de menor gravidade devem preferir não buscá-las nesse momento, garantido o menor risco de propagação da pandemia.

“Os usuários que já estão em acompanhamento nas unidades especializadas (CAPS e Ambulatórios) recebem monitoramento via telefone e presencial, nos casos que assim exigem, e todos têm garantido o acesso às prescrições médica de uso contínuo”, disse Simone Moreira.

A supervisora destacou ainda que foi criado também um canal para atender aos profissionais de saúde que necessitarem e explica. “Entendendo os profissionais de saúde do município como população exposta a fatores desencadeadores de angústia de um modo mais intenso durante a pandemia, foi criado em parceria com o Cerest um serviço específico para escuta desse profissional. Aqueles que sentirem essa necessidade de acolhimento pode ligar no telefone (14) 3422-1879, das 7h30min às 12h30min.”

Simone informou também sobre o autocuidado com a saúde mental neste período de pandemia. “As pessoas devem procurar se manter informadas sobre a pandemia, mas não consumir informações em excesso, manter uma alimentação saudável e número adequado de horas de sono, realizar exercícios de alongamento e atividades físicas mesmo dentro de casa, manter contato via telefone ou internet com aqueles que mais ama, mantendo a distância geográfica e diminuindo a distância afetiva.”

Simone Alves Cotrin Moreira (Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação

Hadassa Viagens é uma das engrenagens que impulsionam o turismo no Brasil (Foto: Gracy Santos/Marília…

7 horas ago

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

14 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

14 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

14 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

14 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

15 horas ago

This website uses cookies.