Marília

Prefeitura reorganiza atendimento da saúde mental

A reorganização está sendo efetuada para que nenhum usuário fique sem atendimento por causa do Covid-19. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Saúde Mental, seguindo a orientação do prefeito Daniel Alonso e a reorganização da atenção básica no município, durante o combate à pandemia do Covid-19, está reorganizando também a atenção em saúde mental para seguir fornecendo a assistência necessária aos seus usuários.

Os profissionais psicólogos foram realocados para as unidades de atendimento a casos não respiratórios e nessas unidades ofertarão acolhimento e escuta aos pacientes em sofrimento mental.

Como além dos psicólogos todos os profissionais da atenção básica estão aptos a acolher os usuários da atenção em saúde mental, os médicos das Unidades Básicas e Estratégia de Saúde da Família passam a contar com um médico psiquiatra lotado na sede da Secretaria Municipal da Saúde, em serviço de matriciamento, via telefone, com o qual podem discutir as condutas clínicas em saúde mental, em especial para os casos mais complicados;

Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, por constituírem locais de atenção à urgência e emergência continuam funcionando normalmente, e lembra que casos de menor gravidade devem preferir não buscá-las nesse momento, garantido o menor risco de propagação da pandemia.

“Os usuários que já estão em acompanhamento nas unidades especializadas (CAPS e Ambulatórios) recebem monitoramento via telefone e presencial, nos casos que assim exigem, e todos têm garantido o acesso às prescrições médica de uso contínuo”, disse Simone Moreira.

A supervisora destacou ainda que foi criado também um canal para atender aos profissionais de saúde que necessitarem e explica. “Entendendo os profissionais de saúde do município como população exposta a fatores desencadeadores de angústia de um modo mais intenso durante a pandemia, foi criado em parceria com o Cerest um serviço específico para escuta desse profissional. Aqueles que sentirem essa necessidade de acolhimento pode ligar no telefone (14) 3422-1879, das 7h30min às 12h30min.”

Simone informou também sobre o autocuidado com a saúde mental neste período de pandemia. “As pessoas devem procurar se manter informadas sobre a pandemia, mas não consumir informações em excesso, manter uma alimentação saudável e número adequado de horas de sono, realizar exercícios de alongamento e atividades físicas mesmo dentro de casa, manter contato via telefone ou internet com aqueles que mais ama, mantendo a distância geográfica e diminuindo a distância afetiva.”

Simone Alves Cotrin Moreira (Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

5 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

5 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

5 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

6 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

6 horas ago

This website uses cookies.