Marília

‘Castramóvel’ espera há oito meses para entrar em funcionamento

Foto recebida pelo Marília Notícia mostra o semirreboque parado na garagem (Foto: Divulgação)

Anunciado por ativistas e ONGs como conquista da causa animal e apresentado pela Prefeitura de Marília como ferramenta de apoio ao controle de superpopulação de cães e de doenças, o “Castramóvel” de Marília ainda não saiu da garagem.

O custo do veículo aparelhado foi de R$ 128,5 mil, em recursos repassados à Prefeitura de Marília pelo Ministério da Saúde em julho de 2018. Emenda ao orçamento da União havia sido apresentada pelo deputado Ricardo Izar (Progressistas).

Trailer tem seis metros de comprimento e chegou já equipado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A licitação da Prefeitura foi encerrada no final de 2018. O semirreboque de seis metros de comprimento foi montado pela empresa P.C.S.Damasceno & Cia LTDA EPP, com sede no interior do Rio de Janeiro.

A entrega aconteceu em maio do ano passado. Em junho, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária – anunciou que foram feitas duas “vistorias de orientação” à Prefeitura. O resultado foi o pedido de adequações.

Veterinários Fábio Manhoso e Adriano Polegato, do CRMV, fazem fiscalização (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Lentidão

Ativista da causa animal, o servidor estadual Atila Colognesi lembra que a reivindicação é antiga e diz não entender a demora em Marília. “Em outras cidades o deputado fez esse mesmo tipo de indicação de emenda parlamentar e o ‘Castramóvel’ já foi ativado. Em Marília emperra”, lamenta.

Conforme declarou – à época das fiscalizações – o secretário municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, o reboque já chegou a Marília equipado com centro cirúrgico, pia e instalação sanitária. Porém, a planta apresentava divergências em relação a normas específicas do CRMV-SP.

Unidade chegou a ser apresentada em maio do ano passado pela Prefeitura, mas segue na garagem (Foto: Divulgação)

O veterinário e conselheiro Fábio Manhoso disse que as alterações tinham como objetivo a “minimização dos riscos cirúrgicos” e defendeu: “O cão ou o gato da pessoa carente tem que ter o atendimento com a mesma qualidade daquele que tem alto poder aquisitivo e paga o serviço particular”.

Em breve

Procurado pelo Marília Notícia nessa quarta-feira (5), Fábio Manhoso disse que conversou com o secretário Vanderlei na segunda-feira e acredita que em breve a unidade estará pronta para utilização.

“É uma questão da Prefeitura, uma ação que eles estão executando. Não fico à vontade para comentar. Não posso avaliar se está demorando ou não”, disse o conselheiro, que não especificou ao MN quais foram os apontamentos feitos à Prefeitura. “São normas vigentes”, resumiu.

Educação

O representante do CRMV alertou porém para a necessidade do que chama de “educação sanitária”. Ele disse que é comum, após um episódio como caso confirmado de Leishmaniose em humanos, aumentar a cobrança por castrações.

“Enquanto não se resolver a questão do lixo, não vai resolver o problema da leishmaniose. É preciso que as pessoas mudem seus hábitos”, disse.

Para o veterinário, as castrações são apenas parte das ações. “Não dá para culpar o prefeito, o governador e ter chiqueiro, galinheiro, dentro da cidade. Acumular folhas secas nos pés das árvores não vai adubar, vai atrair o mosquito-palha, que causa a leishmaniose”, disse.

Manhoso diz ainda que o castramóvel é uma ferramenta, mas jamais será solução. Sequer a castração, na opinião dele, é efetiva em relação a problemas de zoonoses, se a população não fizer a limpeza dos quintais.

Procurada pelo MN, a Prefeitura de Marília informou que “o castramóvel está em processo de implantação e nesse momento atendendo as normas exigidas de adequação do CRMV-SP. A previsão de funcionamento é até março”.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

27 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.