Marília

Prefeitura promove ‘Mês Rosa – Saúde da Mulher’ com palestra

“Mês Rosa – Saúde da Mulher”. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da secretaria municipal da Saúde, promove nesta segunda-feira, dia 30, a palestra “Mês Rosa – Saúde da Mulher”. Encontro acontece às 09h30, na sede da Secretaria, à avenida Castro Alves, 61, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia para participação.

Com o evento, a Saúde abre a Campanha “Outubro Rosa” em 2019, com previsão de atividades nos postos de saúde da rede básica, unidades de atendimento especializado e parceiras, envolvendo a comunidade.

O movimento global busca conscientizar e mobilizar a população para a importância do diagnóstico precoce, dos tratamentos adequados e o apoio social e emocional às pessoas acometidas pelo câncer de mama (99% mulheres).
Na abertura da campanha, haverá palestra com o mastologista Carlos Alberto Giandon, um dos principais nomes da especialidade em Marília, com experiência também em trabalhos sociais que visam o resgate da autoestima e fortalecimento psicossocial das pacientes.

Giandon é pós-graduado na especialidade, responsável pelo Ambulatório de Saúde Mamária da Secretaria Municipal da Saúde (instalado na UBS Alto Cafezal) e coordenador do Programa de Saúde da Mulher implementado no município, que articula diferentes serviços.

A palestra abordará diagnóstico precoce, novidades científicas em relação ao câncer de mama, atuação em rede para assistência aos pacientes, entre outros assuntos de interesse de professionais de saúde, voluntários e demais agentes de mobilização social.

Encontro acontece no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, sob coordenação do médico mastologista Carlos Giandon. (Foto: Divulgação)

CÂNCER DE MAMA

Conforme definição do Inca – Instituto Nacional do Câncer –a doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Em 2018, foram estimados em 59.700 casos novos de câncer de mama no país. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Marília, as principais unidades de referência da rede pública, em diferentes etapas e indicações médicas, são: Ambulatório de Saúde Mamária (UBS Alto Cafezal), Santa Casa de Marília e Hospital das Clínicas.

Amanda Brandão

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

2 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

7 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

9 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

10 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

10 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

10 horas ago

This website uses cookies.