Marília

Prefeitura quer parcelar R$ 47 milhões em dívidas

Prefeitura já paga parcelamento com o Ipremm; município tem dívidas das gestões passadas e situação do Instituto é crítica (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A Prefeitura de Marília, por meio de dois projetos enviados à Câmara Municipal, quer o aval do Legislativo nesta segunda-feira (15) para parcelar dívidas que somam R$ 47 milhões. A maior parte do débito é com o Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm).

Somente com a autorização do Legislativo, a gestão Daniel Alonso (PSDB) pode assinar os contratos de parcelamento. O menor acordo deve passar de R$ 9,2 milhões e está previsto entre o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Na proposta inicial enviada à Câmara consta dívida de R$ 6.935.531,06 referente ao período entre outubro e dezembro. Porém, um projeto substitutivo incluiu contas vencidas em janeiro, fevereiro e também a conta que vai vencer em março desse ano: R$ 9.269.000,00 no total.

A proposta apresentada pela CPFL prevê 48 parcelas mensais de R$ 241.687,25. Na prática, o contribuinte mariliense vai pagar mais de R$ 2,3 milhões de juros devido a incapacidade financeira do departamento para honrar a conta de luz em dia.

Somente os acréscimos decorrentes do parcelamento seriam suficientes para construir uma escola para 500 alunos ou duas unidades de saúde.

Previdência

A Prefeitura também busca autorização para parcelar, junto ao Ipremm, cerca de R$ 38 milhões em dívidas, referentes ao período de abril a dezembro do ano passado, incluindo o repasse referente ao 13º.

São pelo menos R$ 4 milhões – em média – por mês, acrescidos de juros. A dívida é o saldo, ou seja, a diferença entre os valores repassados mensalmente ao Instituto (que tem garantido a folha de pagamento de cada mês) e os valores devidos na cota patronal.

Na prática a Prefeitura mantém a sobrevida do Ipremm, ao pagar parcelamentos de dívidas antigas, incluindo gestões anteriores, e fazer repasses que garantem as aposentadorias e pensões em dia. Porém, o município deixa de fazer integralmente aportes vencidos no mês.

Na justificativa do novo pedido de parcelamento, a equipe do prefeito Daniel Alonso argumentou que apesar da situação crítica do Ipremm, o governo tem garantido as aposentadorias, se empenhado na venda de imóveis públicos em desuso para recuperar o Instituto e ainda tem pago acordos anteriores.

O novo pedido de parcelamento prevê juros de 0,5% ao mês, além de juro de mora (caso de inadimplência) e multa de 2%. O município ofereceu como garantia a vinculação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ambos os projetos de parcelamento tiveram pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento, e Servidor Público. Agora, serão submetidos ao plenário.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Mulher foi presa após esfaquear ex-namorado por não aceitar o final do relacionamento (Foto: Alcyr…

8 horas ago

Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio

Caê Bellini Saldanha foi preso pela equipe da Polícia Civil de Garça em Marília (Foto:…

11 horas ago

Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus

Moradora de Marília foi contemplada com prêmio de R$ 40 mil (Foto: Divulgação) Uma simples…

12 horas ago

Em clima de Copa, Câmara convoca vereadores para sessão às 9h de segunda-feira

Plenário é o 'campo de jogo político' do Legislativo e do Executivo em Marília (Foto:…

14 horas ago

Exigências regulatórias da UE podem embarreirar pequenos cafeicultores

Restrições que serão impostas pelo Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) até…

15 horas ago

This website uses cookies.