A Secretaria Municipal da Saúde deu início na manhã deste sábado (8) à instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), produzidas pela Fiocruz/Amazônia.
Marília é uma das cidades do país a receber o dispositivo, que é a estratégia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A iniciativa utiliza a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida.
A primeira EDL instalada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) foi numa residência da rua Amelie Boudet, no bairro Parque São Jorge, onde o chefe do Executivo foi recebido pelo morador Carmo Delfino Martins Junior.
FUNCIONAMENTO
O mosquito fêmea do Aedes aegypti procura um local para colocar seus ovos; ele pousa na EDL e se impregna com larvicida no contato com suas patas e parte do corpo; o mosquito procura outros criadouros para colocar mais ovos; e ele pousa em outros criadouros e contamina com o larvicida que está em seu corpo os outros criadouros, matando as formas imaturas do inseto.
As estações facilitam a disseminação do larvicida pelos próprios mosquitos, entre locais tratados com o larvicida e criadouros não tratados. Trata-se de um pote plástico com água para atrair o Aedes aegypti, recoberto com tecido preto umedecido, no qual é impregnado um larvicida em pó fino.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.