A Secretaria Municipal da Saúde deu início na manhã deste sábado (8) à instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), produzidas pela Fiocruz/Amazônia.
Marília é uma das cidades do país a receber o dispositivo, que é a estratégia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A iniciativa utiliza a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida.
A primeira EDL instalada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) foi numa residência da rua Amelie Boudet, no bairro Parque São Jorge, onde o chefe do Executivo foi recebido pelo morador Carmo Delfino Martins Junior.
FUNCIONAMENTO
O mosquito fêmea do Aedes aegypti procura um local para colocar seus ovos; ele pousa na EDL e se impregna com larvicida no contato com suas patas e parte do corpo; o mosquito procura outros criadouros para colocar mais ovos; e ele pousa em outros criadouros e contamina com o larvicida que está em seu corpo os outros criadouros, matando as formas imaturas do inseto.
As estações facilitam a disseminação do larvicida pelos próprios mosquitos, entre locais tratados com o larvicida e criadouros não tratados. Trata-se de um pote plástico com água para atrair o Aedes aegypti, recoberto com tecido preto umedecido, no qual é impregnado um larvicida em pó fino.
Biênio 2022-2023 (Reprodução: Abrainc) O mercado imobiliário de Marília apresentou transformações profundas e ritmo acelerado…
Avenida Yasaburo Sasazaki é alvo de pedido de moradores (Foto: Divulgação) Moradores dos bairros Terra…
Sessões ordinárias são retomadas na próxima semana (Foto: Câmara de Marília) A Câmara Municipal de…
Apresentação em Marília (Foto: Arquivo Pessoal) No asfalto quente da periferia, a palavra vira escudo,…
Unimar conta com quase metade das bolsas disponíveis para o Prouni em Marília (Foto: Divulgação)…
Objetivo promover bem-estar, socialização e acesso à cultura por meio de atividades artísticas e corporais…
This website uses cookies.