A Secretaria Municipal da Saúde deu início na manhã deste sábado (8) à instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), produzidas pela Fiocruz/Amazônia.
Marília é uma das cidades do país a receber o dispositivo, que é a estratégia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A iniciativa utiliza a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida.
A primeira EDL instalada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) foi numa residência da rua Amelie Boudet, no bairro Parque São Jorge, onde o chefe do Executivo foi recebido pelo morador Carmo Delfino Martins Junior.
FUNCIONAMENTO
O mosquito fêmea do Aedes aegypti procura um local para colocar seus ovos; ele pousa na EDL e se impregna com larvicida no contato com suas patas e parte do corpo; o mosquito procura outros criadouros para colocar mais ovos; e ele pousa em outros criadouros e contamina com o larvicida que está em seu corpo os outros criadouros, matando as formas imaturas do inseto.
As estações facilitam a disseminação do larvicida pelos próprios mosquitos, entre locais tratados com o larvicida e criadouros não tratados. Trata-se de um pote plástico com água para atrair o Aedes aegypti, recoberto com tecido preto umedecido, no qual é impregnado um larvicida em pó fino.
Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…
Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…
Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…
Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…
Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…
This website uses cookies.