João Henrique Bonini do Nascimento é tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, em parceria com a Ceil (Central de Ensino e Interpretação de Libras), implantou recentemente o Núcleo de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que funciona na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, localizada na avenida Santo Antônio, 2.377, no prédio da antiga Plastimar.
O Núcleo de Libras proporciona acessibilidade e inclusão social para Marília, favorecendo este segmento da cidade que tanto necessita. Serão ministrados paralelamente cursos de Libras com intérpretes e capacitação para melhor atender à população.
Este Núcleo consiste em uma central de atendimento ao público via Skype, no horário de funcionamento da secretaria (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h), com um intérprete de plantão (João Henrique Bonini do Nascimento).
“Trata-se de uma grande conquista para o município e para o segmento da pessoa com surdez, que facilitará a partir de agora o atendimento e acolhimento nas unidades de saúde e Ganha Tempo num primeiro momento e na sequência na rede de educação”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Renato Augusto Micheletti.
PARCERIA
A Ceil atua na área de acessibilidade linguística no que tange à comunicação entre pessoas com surdez e ouvintes, bem como na formação continuada por meio de cursos de Libras em diversos níveis (básico, intermediário e avançado) e profissionais, tais como cursos voltados especificamente para as demandas atendidas nas diversas empresas e instituições públicas e privadas.
Com trabalho junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília, a Central atuará na inclusão e acessibilidade linguística aos surdos usuários da Libras e do SUS (Sistema Único de Saúde).
Desta forma, as unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, pronto atendimento da zona sul e Unidade de Pronto Atendimento da zona norte receberão os kits multimídia, compostos de webcam, fone, microfone e caixas de som, que serão instalados em cada unidade de saúde mencionada e ainda na unidade do Ganha Tempo. Assim, ao receber um membro da comunidade surda, basta realizar uma chamada de vídeo via Skype que o intérprete de Libras da Central fará a interlocução do diálogo.
Como projeto futuro, a Ceil contará com um número de telefonia móvel para atendimento de videochamadas via Whatsapp. Enquanto isto não ocorre, a Central disponibiliza um e-mail (centrallibrasmarilia@hotmail.com) para chamadas e também um número de celular (14-99644-2962) a fim de alguma necessidade urgente e fora dos horários mencionados.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.