Marília

Prefeitura fracassa em manter ruas livres de buracos até na estiagem

Motociclista passa rente a buraco com água, durante chuva na rua Rio Grande do Sul, bairro Cascata (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Apesar do anúncio de programas, recursos adicionais e contratos entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar), os buracos pela cidade ainda são um problema recorrente e geram prejuízos para motoristas e pedestres. A gestão Daniel Alonso (PSDB) ainda não entregou tudo que prometeu, em relação às condições das vias urbanas.

O período de estiagem e aumento dos gastos não permitiu que a cidade resolvesse o problema nem nos bairros centrais e vias de grande movimento. Nas periferias, a situação é ainda mais complicada e o abandono é histórico.

Na rua Santa Helena, uma das principais da zona leste, um buraco próximo ao número 1.425 tem provocado insegurança. A depressão no asfalto tem sido tapada com terra pelos próprios moradores.

Na rua Santa Helena moradores tem jogado terra em buraco para evitar acidentes (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

“Vem sempre um morador aí com uma caminhonete e joga terra. É uma vergonha, esse abandono em uma via tão movimentada”, comentou o funcionário de uma empresa em frente ao problema.

O bairro Cascata, um dos mais antigos da cidade, convive com várias ruas com asfalto precário. Na rua Navarro de Andrade, que liga a Santa Helena à Brigadeiro Eduardo Gomes, buracos bem no meio da via obrigam motoristas e motocicletas a fazerem manobras perigosas.

A mesma situação na avenida São Vicente, já no cruzamento com a Nove de Julho. O buraco na esquina surpreende quem converge à rua secundária e segundo relato de transeuntes, já provocou acidentes.

Asfalto velho, com depressões e buracos, na rua Navarro de Andrade (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

“Eu ando de moto e sempre preciso passar por aqui por causa do trabalho. Em volta do buraco tem muita pedrinha solta. Um rapaz derrapou a bicicleta aqui e foi parar debaixo de uma caminhonete. Foi por Deus que não se machucou”, relatou o entregador Paulo César Casaroti.

Outra região tradicional da cidade, o Fragata também tem várias ruas esburacadas. Até a avenida Monte Carmelo, que dá acesso ao Fórum, Hemocentro, Faculdade de Medicina de Marília e Hospital das Clínicas está esburacada.

No quarteirão entre as ruas Paulino da Silva Lavandeira e Antônio Augusto Neto, dois buracos, praticamente um em cima do outro, exige redução drástica de velocidade e impedem manobra de desvio.

Avenida Monte Carmelo, via de acesso ao Fórum e complexo de saúde (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Com as chuvas, o risco de aumento nos buracos é maior. Na rua Orlando Riguetti, região do bairro Fragata, o asfalto no entorno com aspecto recente está bem conservado, mas um buraco avança no centro da via.

Com a chuva deste final de semana, o local virou uma verdadeira armadilha. Situação semelhante na rua Rio Grande do Sul, com o agravante de ser mão dupla, onde carros e motos disputam espaço, deixando motoristas ainda mais vulneráveis.

“Armadilha” na rua Orlando Riguetti, na região do Fragata, motoristas tem que fazer manobras para desviar de buraco (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Indenização

Manter as vias em condições seguras é obrigação legal do Poder Público e está previsto no artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro.

O parágrafo 3º determina que “os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro”.

Na avenida São Vicente, esquina com a Nove de Julho, motorista tem que convergir já desviando de buraco (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Outro lado

O Marília Notícia procurou a Prefeitura de Marília para questionar o excesso de buracos na cidade. Em nota, o Poder Público informou que as ruas referidas na reportagem foram incluídas na operação tapa-buracos e em breve serão reparadas.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

48 minutos ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

6 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.