Marília

Marília estuda reativar Polo Emergencial Covid na zona Sul

Mais 16 leitos clínicos podem ser reativados pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Divulgação)

Cerca de seis meses após a desativação do Polo Emergencial Covid, devido à queda nas internações, a Prefeitura de Marília agora cogita a reabertura do espaço. A medida ainda está sendo debatida internamente, junto com outras ações.

O motivo é o aumento da demanda e da ocupação de leitos disponíveis atualmente na cidade para pacientes infectados pelo coronavírus, situação que vem sendo relatada pelo Marília Notícia nos últimos dias.

Com a disseminação da ômicron, Marília voltou para a faixa vermelha, com ocupação de mais de 70% dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para este público pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As vagas de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19 registraram ocupação de 76,32% nesta quinta-feira (20). Já os leitos clínicos estavam 75% lotados. Nos dois casos juntos, a capacidade chegou a 75,68%.

É preciso observar que houve redução na oferta de leitos nos últimos meses, mas a administração municipal vem pactuando a abertura de novas vagas com os hospitais marilienses. O problema é que estas vêm sendo ocupadas quase que imediatamente.

Taxa de ocupação nesta quinta-feira (Arte: Divulgação)

POLO EMERGENCIAL

O Polo Emergencial Covid, localizado no mesmo terreno da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nova Marília, na zona Sul, foi colocado em funcionamento no dia 28 de abril do ano passado com a proposta de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

Na época, os serviços de pronto atendimento registravam mortes praticamente diárias de pacientes à espera de vaga na UTI.

Na ocasião foi anunciada – junto ao Polo Emergencial – a criação de 17 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 16 de enfermaria e um de urgência, com possibilidade de intubação provisória.

No dia 16 de julho, como mostrou o MN, o Polo estava há dez dias sem pacientes em virtude da queda na ocupação – sintoma do avanço da vacinação contra a doença. Naquele momento, 55% da população estava com a primeira dose tomada.

Atualmente, a cidade conta com 24 leitos clínicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a reativação do Polo Emergencial Covid, esse número pode ir para 40 – ou seja, um aumento de 66,6% na capacidade. Na rede particular são nove leitos clínicos.

Polo Emergencial Covid fica na zona Sul (Foto: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

3 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

3 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

3 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

3 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

3 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

3 horas ago

This website uses cookies.