Marília

Prefeitura e moradores preparam plantio do ‘Bosque das Flores’

Jornalista idealizador de projeto (Foto: Divulgação)

O município de Marília se destaca mais uma vez através da gestão participativa, onde o Poder Público e a população se unem para melhorar o meio ambiente.

Desta vez, um novo plantio está sendo projetado em área pública localizada entre os bairros Altaneira e Betel, na zona Leste da cidade, que receberá cerca de 60 mudas de ipês de cores variadas e jacarandás mimosos, além de primaveras e outras flores que tornarão o local um grande bosque florido.

O projeto é idealização do jornalista Fernando Garcia e tem apoio da Prefeitura de Marília, Unimed, Banco Sicredi e moradores dos bairros em que a área se localiza.

Segundo o jornalista, Marília tem avançado consideravelmente nas questões ambientais, através da gestão participativa, permitindo a realização de ações em áreas públicas ociosas, impactando positivamente na qualidade de vida da população.

Espécies a serem plantadas (Fotos: Divulgação)

“Como cidadão mariliense entendo que precisamos unir forças e agir em favor do meio ambiente, colaborando em ações que tragam melhorias à saúde e permitam o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Precisamos eliminar as queimadas urbanas e pontos de descartes irregulares de resíduos, que facilitam a proliferação de animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, ratos, aranhas e o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya”, alerta.

Garcia lembra que estas árvores e flores, além de embelezarem o bairro, vão melhorar a qualidade do ar na região, causando impactos positivos à umidade relativa, através da evapotranspiração e à temperatura ambiente através do sombreamento, além de agirem diretamente no sequestro do carbono expelido principalmente pelos automóveis. “Esperamos incentivar outros moradores a procurarem a Prefeitura para que possam desenvolver projetos ambientais em seus bairros, ocupando áreas ociosas e melhorando a qualidade de vida em nossa cidade.”

Segundo o gestor ambiental e chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, ações como esta impactam positivamente na qualidade de vida da população e promovem à Educação Ambiental de forma prática, colaborando com a sustentabilidade no município.

“Esta ação idealizada pelo Fernando Garcia demonstra o quanto estamos avançando na gestão participativa em Marília. Inúmeras ações estão acontecendo na cidade, através de iniciativas populares apoiadas pelo Poder Público. As áreas públicas pertencem à população e incentivamos que esta realize, dentro das legislações vigentes, ações que ocupem estes espaços com arborizações, hortas urbanas, centros esportivos com campos de futebol, quadras de vôlei de areia e demais itens que permitam lazer à população e melhorias ambientais em todos os bairros de Marília. Solicitamos aos interessados que entrem em contato com a Prefeitura, para analisarmos os projetos e documentarmos estas ações”, conclui o gestor ambiental.

Carolina Rolta

Recent Posts

Capotamento de ônibus que levava romeiros deixa 15 mortos em Alagoas

Acidente com ônibus que transportava romeiros deixou ao menos 15 mortos em Alagoas (Foto: Ascom/CBMAL)…

11 minutos ago

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

1 hora ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

2 horas ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

3 horas ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

3 horas ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

4 horas ago

This website uses cookies.