Conjunto semafórico está sendo instalado na ligação entre a rua Nossa Senhora Aparecida e a Vila Coimbra. (Foto: Mauro Abreu)
A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), avança este ano no Projeto de Sinalização e Segurança Viária de Marília. Novo conjunto semafórico está sendo instalado na zona oeste, em um local de grande movimento e acesso a vários bairros.
O semáforo está sendo instalado na ligação entre a rua Nossa Senhora Aparecida (lateral do Cemitério da Saudade), rua Honório Machado e avenida Ermelinda Clarice Sanches Casarini, na Vila Coimbra.
Conforme o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, o dispositivo é uma reivindicação dos moradores e comerciantes e dará mais segurança também para pedestres. No local, pequenas batidas eram relatadas com frequência, além da dificuldade para travessia.
Entre esta quarta (8) e quinta-feira (9), está sendo feita a instalação dos postes e suporte. Após a instalação, começa a fase experimental e em até 40 dias o conjunto semafórico estará funcionando de forma permanente. O local já está sinalizado com faixas de aviso.
Em outro ponto da cidade, o serviço está sendo concluído. Na avenida República, em frente ao portão de funcionários da Dori, está sendo instalado um semáforo exclusivo de pedestres, com botão de acionamento.
(Foto: Mauro Abreu)
FOCO NO PEDESTRE
Com foco nos pedestres e na fluidez do trânsito, a Prefeitura e Emdurb realizaram estudo e implantaram o Projeto de Sinalização e Segurança Viária de Marília. Em novembro foram implantados semáforos para organizar o cruzamento entre as avenidas Durval de Menezes e Francisco da Costa Pimentel.
Até 2016 a cidade só tinha três semáforos para pedestres em cruzamentos (apenas no centro). Agora já são dez conjuntos semafóricos com esse recurso, incluindo os bairros Nova Marília (zona sul) e Santa Antonieta (zona norte).
O prefeito Daniel Alonso destacou que os investimentos são feitos “pensando nas pessoas”. A cidade do futuro terá que aliar a agilidade e tecnologia dos motores ao compromisso com o cidadão que deseja ou precisa se locomover sem carro.
“Um trânsito não é bom se as pessoas não conseguem atravessar uma avenida, se atravessam com medo, correndo. Por isso estamos ampliando o número de semáforos, mas de maneira estratégica, com dispositivos inteligentes, conectado por GPS e que dão autonomia para o pedestre e agilidade para os motoristas”, disse o chefe do Executivo.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destaca que o investimento já produziu muitos resultados. Em três anos Marília reduziu em 64% o número de mortes em acidente de trânsito. O número caiu de 28 em 2015 para dez vítimas no ano passado.
“Tivemos uma queda drástica no número de acidentes com mortes no perímetro urbano, onde o município tem jurisdição (exceto rodovias, estadual e federal). A vida é algo que não preço”, destacou o presidente.
(Foto: Mauro Abreu)
Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…
O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…
A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…
Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…
Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…
Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…
This website uses cookies.