Marília

Prefeitura descumpre prazo da Justiça para aposentadorias, diz sindicato

Sindicato apontou 15 casos de servidores que tiveram que esperar mais de 120 dias para ter aposentadorias concedidas (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Mesmo com decisão da Justiça que obriga a análise dos pedidos de aposentadoria de servidores municipais no prazo de 120 dias, a Prefeitura de Marília não tem cumprido a determinação.

A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Município de Marília (Sindimmar).

A entidade apontou descumprimento e pediu cobrança de multa diária, estabelecida em sentença. O sindicato apontou casos de 15 servidores, sendo que 14 deles só conseguiram se aposentar em maio desse ano – todos com mais de 120 dias de espera.

Conforme noticiou o Marília Notícia, sentença da Vara da Fazenda Pública determinou que o município não poderia mais exigir que servidores, com direito à aposentadoria, desfrutassem de licença-prêmio e férias não tiradas, horas extras acumuladas e outros benefícios de descanso, antes de serem aposentados.

Ou seja, tais benefícios não usufruídos deveriam ser revertidos em valores financeiros. Em decisão liminar, no mandado de segurança ajuizado pelo sindicato, o juiz da Vara da Fazenda Pública havia fixado o prazo para análise em 30 dias.

Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) esticou o prazo para quatro meses, o que foi mantido na sentença de primeira instância.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para abordar o descumprimento, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

Entenda

Conforme mostrou o MN, em um decreto publicado em maio do ano passado (12.703/2019) foram criados critérios para a concessão de aposentadoria.

Ficou estabelecido que somente após a utilização de horas extras acumuladas e usufruto de licenças-prêmios o servidor poderia se tornar inativo.

A medida serviria para evitar o pagamento de elevadas somas referente aos direitos não usufruídos. A Prefeitura alegou ter feito rescisão que ultrapassou R$ 500 mil, em função dos benefícios acumulados.

Sem o controle informatizado e devida supervisão, alguns servidores teriam planejando uma espécie de “poupança” em horas, férias e outros direitos não usufruídos, o que ameaçaria o equilíbrio fiscal do município.

Decreto anulado

Segundo consta na ação, o decreto foi anulado. Mesmo assim, “os servidores municipais que se encontravam prestes ou com os requisitos cumpridos para a aposentadoria, começaram a receber informações que, a mesma, não seria concedida”.

“A menos”, consta na sentença, “que o servidor renunciasse ao direito do percebimento em pecúnia [recebimento em dinheiro] ou utilizasse o tempo integralmente antes da concessão [da aposentadoria] de suas licenças prêmios e horas extras acumuladas”.

O Sindimmar afirmou no mandado de segurança que o “procedimento do requerimento de aposentadoria é excessivamente lento e não há, ao menos, justificativa da demora”.

Segundo a entidade, a morosidade é “aparentemente intencional”. O objetivo seria coagir os servidores a abrirem mão dos “direitos acumulados durante a vida funcional e não usufruídos por necessidade de serviço”.

A administração municipal, em sua defesa, alegou que não existem provas de que a morosidade seja intencional e argumentou que não existe no ordenamento jurídico nenhuma norma que obrigue a análise de pedido de aposentadoria no prazo solicitado pelo sindicato.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

20 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

21 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

5 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

5 horas ago

This website uses cookies.