+ Notícias

Prefeitura de Tupã inicia mutirão para zerar fila de cirurgias ginecológicas

Primeira intervenção cirúrgica foi realizada na manhã de quarta-feira (Foto: Divulgação)

A Prefeitura deu início nesta quarta-feira (7) a um mutirão de cirurgias ginecológicas com o objetivo de zerar a fila de espera do município. A primeira intervenção cirúrgica foi realizada pela manhã e marca o começo da ação anunciada pelo prefeito Renan Pontelli (PSDB), voltada a mulheres que aguardam atendimento há vários anos, segundo a administração municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o mutirão começou a ser estruturado em agosto do ano passado, com a contratação da equipe médica e de profissionais de saúde responsáveis pelos procedimentos. Paralelamente, a pasta realizou a triagem das pacientes e a reorganização da fila conforme a urgência e a gravidade dos casos, além da convocação para novas avaliações pré-operatórias.

A secretária municipal da Saúde, Rosângela Urel, explicou que o processo demandou mais tempo do que o previsto porque muitas pacientes estavam com exames vencidos ou sem exames complementares, em razão da longa espera. Segundo ela, também houve necessidade de atualização de laudos, além de avaliações cardiológicas e do anestesista antes da liberação para a cirurgia.

As primeiras cirurgias foram realizadas em pacientes que já haviam concluído todas as etapas preparatórias e estavam aptas para o procedimento. A primeira mulher atendida foi Luciana De Marque, que tinha diagnóstico e indicação cirúrgica desde 2018 e, há cerca de um ano, fazia uso contínuo de medicação para controle do quadro clínico.

Ainda segundo Rosângela Urel, com o início dos procedimentos, novas pacientes continuam sendo avaliadas e encaminhadas para cirurgia. A expectativa da Secretaria de Saúde é atender cerca de 30 mulheres por mês e zerar a fila de espera até o final do primeiro semestre deste ano.

A secretária destacou que o mutirão de cirurgias ginecológicas é uma atribuição do governo estadual, mas que a prefeitura decidiu assumir a responsabilidade diante da demanda reprimida no município. “Apesar de ser uma atribuição do estado, a prefeitura assumiu a responsabilidade de realizar esse mutirão devido ao grande número de mulheres que estão aguardando na fila de espera há vários anos e sem expectativa de ser atendida. Para essas pessoas, o mutirão não é apenas a possibilidade de ter uma vida melhor, é também uma demonstração de respeito e acolhimento”, afirmou.

Rosângela Urel também agradeceu o apoio da Câmara Municipal e informou que, por intermédio da vereadora Josi, foi viabilizado um recurso de R$ 500 mil junto ao deputado federal Fausto Pinato. Segundo ela, o mutirão também contou com apoio da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Família, Paula Carneiro Gonçalves, e com a contrapartida financeira garantida pelo prefeito Renan Pontelli.

Marília Notícia

Recent Posts

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Também integram a lista materiais genéticos para uso na reprodução animal e na propagação de…

7 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio sobe para R$ 13,5 milhões

Caixa registrou 16 apostas com cinco acertos no concurso desta quinta-feira (Foto: Agência Brasil) Nenhum…

7 horas ago

Justiça determina perícia íntima em réu do caso Mateus

Mateus Bernardo foi morto por vizinho e teve o corpo esquartejado (Foto: Divulgação) Aviso de…

8 horas ago

Moradas Imóveis bate recorde com 1.519 vendas e amplia participação no mercado local em 2025

Equipe Moradas Imóveis celebra sucesso do ano anterior (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia) A Moradas Imóveis…

9 horas ago

Mãe procura a polícia após desaparecimento da filha e dos quatro netos em Garça

Emília Cristina Meira Porcari tem 30 anos e está desaparecida junto com os filhos (Foto:…

9 horas ago

Dupla é presa em Marília com arma, dinheiro e cartões após estelionato contra idoso

Arma, roupas, celulares e objetos apreendidos; suspeitos ostentavam poder aquisitivo (Foto: Divulgação/PM) Dois homens foram…

9 horas ago

This website uses cookies.