Marília e região

Prefeitura de Marília realiza capacitação para uso das cadeiras de inclusão em trilhas

Capacitação realizada no Bosque de Marília (Foto: Divulgação)

Dando sequência ao projeto Trilha de Inclusão, a Prefeitura de Marília, juntamente com voluntários da Vertical Rapel, do Conselho Municipal de Turismo e outras instituições, realizou no último sábado (15), no Bosque Municipal Rangel Pietraroia, a capacitação para uso das cadeiras Julietti, que são específicas para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida terem acesso à natureza.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu seis cadeiras Julietti da Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Cidadania.

O treinamento foi no período da manhã e contou com a presença do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, do secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, do vereador Élio Ajeka, além de representantes da empresa Vertical Rapel, de membros do Comtur, e demais voluntários que fizeram o treinamento em São Paulo e palestraram sobre a origem e a importância das cadeiras e deram dicas de como manusear as cadeiras da melhor forma.

Capacitação para uso das cadeiras para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida (Foto: Divulgação)

A parte teórica do treinamento também contou com a participação da Ana Amélia, fisioterapeuta especialista em neurologia, que atende pacientes com deficiência, e apresentou algumas diretrizes para orientação e apoio à pessoa com deficiência.

Wellington ‘Índio’, da Vertical Rapel, reforçou a importância de mais pessoas ‘abraçarem’ esse projeto para poder ampliar a prática. “Todos merecem ir”, completou.

Durante a parte prática da capacitação, pessoas com deficiência física e visual puderam passear pelo Bosque com as cadeiras Julietti, guiadas pelos voluntários.

O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, ficou contente com o resultado da capacitação.

“Pudemos aprender e proporcionar uma manhã diferente às pessoas com deficiência, em meio à natureza. A acessibilidade e a inclusão fazem parte da proposta do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que é cuidar da cidade, cuidar das pessoas. No próximo sábado faremos um evento para divulgação das cadeiras e a proposta é que elas sejam utilizadas pelos munícipes e pelos turistas”, afirmou Gazola.

Para o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, o treinamento foi muito positivo e o Bosque deve ser acessível a todos, sobretudo àquelas pessoas que não têm acesso às reservas, às estações ecológicas, aos ambientes como o Bosque.

“O objetivo é que o Bosque possa receber todos, sem exceção. Parabenizo o engajamento da sociedade civil, cuja parceria é de extrema importância para o sucesso dos projetos”, disse Más.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

15 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

15 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

16 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

16 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

24 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.