Fabiana Grava é assistente social com experiência em gestão de serviços na área. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu nesta terça-feira (25) encontro para marcar o combate às violências contra a pessoa idosa.
Servidores municipais e profissionais de entidades que atendem a população vulnerável discutiram e ampliaram conhecimentos sobre o assunto. A atividade remete ao dia 15 de junho, data em que o tema é lembrado mundialmente.
Nádia Placideli Ramos é gerontóloga e doutora em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)
Abertura contou com a presença da secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi; do promotor de Justiça Isauro Pigozzi Filho; do presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; do vereador Wilson Damasceno, do presidente do Conselho Municipal do Idoso em Marília, Koity Hayashe, entre outras autoridades e representantes de organizações.
O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Marília recebeu, ao longo do ano passado, 118 denúncias de violência contra idosos. De janeiro a maio desse ano foram 39 casos relatados.
Público presente no evento atua em secretarias municipais e entidades de Marília que atendem os idosos. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)
São queixas de violência física, psicológica, abuso financeiro, negligência ou abandono, entre outras formas de violência ou violação de direitos. A rede de proteção é formada pelos Cras, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, Centro Dia, unidades de saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Ministério Público, entre outros.
A secretária Wania Lombardi destaca que é preciso abordar o assunto cada vez mais, levando informação aos idosos e à população em geral, visando à prevenção às violências.
(Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)
“Estamos, cada vez mais, traçando no município uma rede de prevenção e também redes de serviços oferecidos para melhorar a situação do idoso; da sua mobilidade à prevenção da violência, que é o nosso grande papel enquanto secretaria da Assistência”, afirmou Wania Lombardi.
As palestras do encontro foram realizadas pela gerontóloga Nádia Placideli Ramos – doutora em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu – e a assistente social Fabiana Grava, com experiência em gestão de serviços da área de assistência social.
(Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)
Denúncias podem ser feitas ao Creas Marília pelo telefone 3432-3979 ou ainda, gratuitamente, pela central Disque 100, da Secretaria Nacional de Cidadania, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.