Regional

Prefeitura de Garça busca reforço dos servidores para combater a dengue

Prefeitura está buscando reforço de todos os servidores no combate à dengue (Foto: Divulgação)

Durante todo o mês de outubro, a Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) está visitando todos os departamentos da Prefeitura para orientar o funcionalismo público sobre a situação da dengue no município e buscar reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito e os servidores podem colaborar orientando os munícipes sobre a importância de não acumular água parada em recipientes que servem de criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, bebedouros de animais e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

O município registrou 584 casos positivos de dengue no primeiro semestre deste ano. Diferente de anos anteriores, no mês de julho também houve notificações e cinco pessoas contraíram a doença.

O Índice de Breteau (valor numérico adotado no Brasil, que define a quantidade de insetos a cada 100 imóveis),  realizado no mês de julho, foi de 0,41. Ou seja, a cada 100 imóveis, foram encontradas larvas do mosquito em quatro deles. A situação ainda está sob controle do município, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Porém, os indicativos preocupam as autoridades de saúde de Garça, porque o ovo do mosquito pode sobreviver por um ano, até encontrar as melhores condições para se desenvolver e o período de chuvas ainda não começou, por isso, a importância de manter a higiene e evitar água parada todos os dias.

O principal criadouro detectado nesses últimos três Índices de Breteau, realizados em janeiro, maio e julho deste ano, foi uma surpresa.

Diferente de anos anteriores, onde os maiores criadouros eram vasos de plantas, pneus e outros materiais inservíveis, hoje são os bebedouros de animais domésticos que mais concentram ovos do Aedes aegypti. São recipientes que estão na visão das pessoas e que são abastecidos de água todos os dias.

Daniela Casale

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

4 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

5 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

This website uses cookies.