Regional

Prefeitura de Bauru mantém retomada das aulas presenciais

A Prefeitura de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) publicou decreto, na noite desta quinta-feira (21), que regulamenta a volta das aulas presenciais no município.

O decreto autoriza o retorno gradual das atividades regulares presenciais, inclusive no ensino infantil e fundamental, obedecendo a uma série de critérios de biossegurança.

Na educação básica, que vai do ensino infantil ao médio, será autorizada a presença de até 35% dos alunos nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo. No caso, a região de Bauru acaba de ser rebaixada para a vermelha.

Na fase amarela, as escolas poderão receber de uma vez até 70% dos estudantes, e a partir da fase verde, 100% dos alunos.

No ensino superior não devem ocorrer aulas presenciais nas fases vermelha e laranja. Na fase amarela será permitida a presença de 35% dos alunos e na fase verde de 70% dos estudantes.

O ensino remoto deve ser mantido e a presença dos alunos nas aulas presenciais não será obrigatória.

Estudantes com comorbidades também devem seguir no ensino à distância. As datas de retomada dependem de cada rede – municipal, estadual ou particular.  Por conta disso, o modelo híbrido terá que ser mantido pelas instituições públicas e privadas.

Em todos os níveis de ensino, a distância mínima entre os alunos nas salas de aula e demais espaços das escolas será de 1,5 metro.

Exceção

Nos cursos superiores de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina será admitida a presença de 100% dos alunos em qualquer fase do Plano São Paulo. Os percentuais estão previstos pelo governo estadual.

Para a retomada das aulas, o decreto ainda estabelece que o compartilhamento de objetos deve ser evitado, assim como atividades que possam propiciar alguma forma de aglomeração. A presença de visitantes nas escolas deve ser coibida.

Nas situações em que o número de alunos interessados em participar das aulas presenciais for maior do que a capacidade máxima permitida naquele momento, de acordo com a classificação no Plano São Paulo, a prioridade deve ser dada a estudantes sem acesso a equipamentos de informática ou internet; com dificuldade de aprendizagem; apresentando sinais de distúrbios emocionais relacionados ao isolamento social; e a alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, em fase de alfabetização, estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio.

Umas série de procedimentos obrigatórios devem ser adotados pelos funcionários, alunos e as escolas.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Dani Alonso e Capitão Augusto organizam evento sobre PCD e autismo

Evento tem a participação confirmada do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, segundo…

2 horas ago

Flashback na Praça volta à Maria Izabel com música e lazer gratuitos

Evento acontecerá na Praça Maria Izabel (Foto: Helder Soares) A Prefeitura de Marília promove no…

3 horas ago

Justiça Eleitoral vai passar a convocar mesários por e-mail nas eleições de 2026

A Justiça Eleitoral passará a convocar os mesários das eleições gerais de 2026 exclusivamente por…

3 horas ago

Selj apresenta nova programação e reforça base do futsal feminino

Profissionais atuam no acompanhamento das atletas em treinamentos e competições (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal…

3 horas ago

Festival de Cinema de Marília abre inscrições para edição de 2026

Evento reunirá cineastas, profissionais do setor audiovisual, estudantes e público de diversas regiões (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Emdurb recupera ponto de ônibus vandalizado e pede apoio da população

Ponto de ônibus foi recuperado pela Emdurb (Foto: Divulgação) A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana…

3 horas ago

This website uses cookies.