Na primeira etapa de visitas, 90 professores, que foram capacitados pelo Senac, estão conhecendo o funcionamento da obra. (Foto: Mauro Abreu)
A Prefeitura de Marília deu início na manhã desta terça-feira, dia 24, às visitações à obra de tratamento de esgoto. A primeira visita aconteceu na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na bacia do Pombo e contou com 35 pessoas entre professores de Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e coordenadores.
A visita foi acompanhada pelos secretários municipais Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social) e Prof. Helter Bochi (Educação); pela responsável técnica do Projeto Social da ETE, Mônica de Vasconcelos; pelo engenheiro da Replan, Adalberto Valente; e pela equipe do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), formada pela coordenadora do projeto, Cássia Monteiro; pelo docente João Francisco Bertolotti; e Andreza Cornélio de Rossi, do apoio técnico de coordenação.
(Foto: Mauro Abreu)
No total serão 90 professores que estarão participando da visitação, sendo que todos fizeram o curso de capacitação Educação Socioambiental – benefícios do tratamento do esgoto para a saúde e qualidade de vida da população – no Senac, recebendo inclusive o certificado durante a visita.
Nesta quarta-feira, dia 25, mais duas turmas de professores estarão visitando a ETE do Pombo, sendo uma turma pela manhã (às 9h) e outra à tarde (às 14h).
(Foto: Mauro Abreu)
O objetivo da visita é apresentar aos professores e coordenadores a obra do esgoto, que se tornou realidade em Marília na gestão do prefeito Daniel Alonso – as bacias do Pombo e do Barbosa já estão concluídas, representando 70% do esgoto do município -; enquanto a bacia do Palmital terá a ordem de serviço dada em breve pelo prefeito Daniel Alonso. A previsão é que até o final de 2020 Marília tenha 100% do seu esgoto tratado.
José Carlos da Silva, professor da Emef Paulo Freire, destacou a importância da obra. “Era uma obra extremamente necessária. Tenho ciência o quanto a natureza sofre com o esgoto de Marília. Espero que a obra atenda toda a demanda da cidade. A obra está bem apresentável e acredito que em breve estará funcionando a todo vapor. Já venho trabalhando a importância dessa obra com os alunos em sala de aula e espero em breve poder trazê-los aqui para que conheçam o funcionamento.”
(Foto: Mauro Abreu)
Já a professora Elaine Siqueira de Castro Scombatti, da Emef Edméa Sola, disse que a visita à ETE da bacia do Pombo foi importante. “Ainda não conhecia a obra e nem imaginava como é o funcionamento. Aqui a percepção que a gente tem é outra, completamente diferente. Para nós foi muito importante conhecer para podermos repassar aos alunos, pois vivenciamos todas as etapas de funcionamento da estação de tratamento.
AS BACIAS
A bacia do Pombo vai receber 209 litros por segundo e atenderá uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.
Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.
(Foto: Mauro Abreu)
COMO FUNCIONA A ETE
O funcionamento da ETE é dividido em sete etapas:
1. Gradeamento – O esgoto que vem das residências contém em média 1% de matéria orgânica e 99% de água. A primeira etapa do tratamento é a retenção de materiais grosseiros, como lixo, em um sistema formado por grades.
2. Desarenação – Na caixa de areia mecanizada, é feita a remoção dos sólidos presentes no esgoto, como areia, pedras, e detritos sólidos de pequeno tamanho, que passaram pelo gradeamento.
3. Geração de Ar Difuso – Três geradores de ar difuso importados produzem o ar que será injetado nas lagoas de aeração, em alta pressão. O sistema é considerado rápido e eficiente, pois potencializa a proliferação de microrganismos que consumirão a matéria orgânica do esgoto, acelerando o processo biológico devido à utilização do ar difuso. O ar pode atingir uma alta temperatura que pode chegar a 100 graus.
4. Lagoas de Aeração – Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico na lagoa de Aeração. Lá, ele é exposto à ação de microrganismos que promovem a degradação do esgoto e condensam em flocos, a matéria orgânica, que até então estava dissolvida no esgoto. Nesta etapa são feitas verificações das características do esgoto para adequação do processo de tratamento, tais como a quantidade de ar para a flotação das partículas e a separação da água dos flocos resultante desta primeira etapa de tratamento.
5. Lagoas de Decantação – Após o tratamento biológico, o líquido resultante do processo é submetido a um processo de decantação. Os flocos formados vão para o fundo das lagoas, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. No fundo estes flocos se juntam a outros, formando o lodo.
6. Leito de Secagem – O lodo produzido durante o processo de decantação será retirado do fundo das lagoas, desidratado, colocado para secar no leito de secagem e posteriormente será transportado para um aterro sanitário especializado. O material após seco pode ser utilizado em diversas aplicações, desde a construção civil, adubo ou ser descartado em aterro sanitário sem provocar danos ao meio ambiente.
7. Devolução do Esgoto Tratado ao Meio Ambiente – O esgoto tratado é devolvido ao meio ambiente com aproximadamente 99% de pureza. Apesar de não ser potável, a água resultante do processo pode ser utilizada como água de reuso para lavagem de vias e praças públicas, irrigação, ou devolvida aos rios e córregos, sem poluir o meio ambiente, pois seu tratamento possibilita esse retorno à natureza sem nenhum tipo de degradação ou dano ambiental.
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
(Foto: Mauro Abreu)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.