Marília

Prefeitura cria programa de Sustentabilidade Pura

Programa quer despertar a consciência da reutilização de materiais como pneus, PVC (canos), garrafas Pet, madeiras, carriolas, pedras, latas de ferro e de plástico, entre outros. (Foto: Mauro Abreu)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criou recentemente um programa de Sustentabilidade Pura, com objetivo de reutilizar materiais que normalmente são descartados irregularmente no meio ambiente.

O programa quer despertar ainda a consciência na reutilização de pneus, PVC (canos), garrafas Pet, madeiras, carriolas, pedras, latas de ferro e de plástico, entre outros.

(Foto: Mauro Abreu)

O início do programa se deu na própria sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com um grande trabalho de paisagismo no local e a construção de comedouros e ninhos para pássaros, bebedouros para beija-flor, hortas horizontais e verticais, entre outros.

Logo em seguida, o trabalho se estendeu à rotatória da avenida Benedito Alves Delfino, esquina com a avenida República, em frente à Fundação Bradesco, atingindo também o canteiro central, como explica o secretário municipal Ricardo Cavichioli Scaglion.

(Foto: Mauro Abreu)

“Em quatro meses de trabalho demos um novo visual à secretaria e queremos expandir para toda a cidade. Já chegamos ao canteiro central da Benedito Alves Delfino e na rotatória em frente à Fundação Bradesco. Queremos envolver toda a sociedade neste trabalho, que tem custo praticamente zero, tornando-se um benefício para os próprios moradores. A ideia é atingir todas as áreas verdes do município”, disse Ricardo Cavichioli.

Para que isto seja possível, o secretário quer envolver a população nesse trabalho. “Nós somos corresponsáveis pelo destino de todos os materiais que utilizamos. Se dermos o destino adequado daremos exemplo aos nossos filhos e às futuras gerações, além de evitarmos danos ao meio ambiente. A partir do momento que compramos e utilizamos este material, a gente se torna corresponsável pelo destino disso tudo. A gente quer conscientizar a população da necessidade da reutilização do material, o que tornará um benefício para os próprios moradores, dando uma nova roupagem às áreas verdes da cidade, embelezando canteiros centrais, rotatórias e praças porque podem servir de bancos, de floreiras, de brinquedos, etc. Queremos envolver a sociedade civil organizada, as escolas e os produtores, despertando uma consciência ambiental global.”

(Foto: Mauro Abreu)

Com relação às áreas verdes públicas, Ricardo diz que as mesmas não pertencem somente à Prefeitura, mas principalmente à população. “A Prefeitura tem que fazer a infraestrutura, mas a população tem que ter a responsabilidade de cuidar e zelar por esses locais. Se a gente tiver esta consciência, as áreas ficarão revitalizadas, organizadas, limpas e bonitas. A secretaria vai dar o suporte para isso, mas é fundamental que a população faça a sua parte.”

(Foto: Mauro Abreu)

(Foto: Mauro Abreu)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.