Marília

Prefeitura combate furto de terra e exploração ilegal em Marília

A extração e comercialização de terras de forma irregular podem gerar prisão, multa e apreensão dos veículos envolvidos. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília divulgou que, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, tem atuado no controle sobre a extração e movimentação de terra no município, cumprindo as legislações que regulamentam a extração mineral.

Cabe à Prefeitura a expedição de autorização sobre a movimentação de terra e demais informações quanto à propriedade, responsabilidades técnicas, volume extraído e local de extração e destinação do mineral. A autorização é expedida através de requerimento padrão protocolado no Ganha Tempo do município.

Já à Polícia Militar Ambiental, cabe a fiscalização quanto ao cumprimento das legislações relacionadas à extração irregular e transporte, bem como aplicações de sanções e demais penalidades, conforme previstos no artigo 2º da Lei 8.176/91, que diz:

“Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo. Pena: detenção, de um a cinco anos e multa”.

Outra lei que fala sobre o assunto e que a prefeitura chama a atenção é a Lei 9.605/98, que traz em seu artigo número 55 que: “Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida, o infrator fica sujeito à pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa”.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, este é um trabalho coletivo, “envolvendo os órgãos ambientais para o cumprimento e respeito às legislações sobre o tema”. Os resultados alcançados demonstram a redução na exploração irregular de terra sem autorizações, afirmou o secretário.

“Antes qualquer caminhão sem autorização era encostado em um barranco em beira de rodovias ou áreas públicas, extraiam e comercializavam o material sem autorização, causando prejuízo ao patrimônio público. Com esse controle, conseguimos inibir o furto de terra em Marília, além de ter o controle do volume movimentado na cidade”, explicou Dolce.

Já o chefe da Divisão do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, responsável pela expedição de autorização sobre a movimentação e transporte de terra na cidade, destaca que as empresas que comercializam o produto de acordo com a legislação vigente, não são prejudicadas.

“Estas empresas já vêm cumprindo as legislações vigentes, apresentando as documentações solicitadas”.

Cassiano Leite destacou ainda a importância deste controle da prefeitura e a fiscalização da Policia Ambiental. “Com este controle e fiscalização, conseguimos eliminar a extração em áreas não autorizadas, comercializadas sem critérios e sem consentimento dos proprietários, por pessoas que agiam clandestinamente, de forma ilegal”.

O Chefe da Divisão do Meio Ambiente deixa claro que, além das penas de detenção e multa, quem infringir esta lei também está sujeito à apreensão dos veículos envolvidos na extração e transportes irregulares”.

A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, e Policia Ambiental, colabora com o Programa Município Verde Azul, na diretiva Uso do Solo, que orienta os municípios do Estado de São Paulo como proceder quanto à exploração ou potencial exploração de recursos minerais no município.

Denúncias podem ser feitas através de protocolo no Ganha Tempo, contendo localização da área e fotos que identifiquem os veículos e empresas durante a extração clandestina, ou diretamente na base da Polícia Ambiental, no Bosque Municipal.

Amanda Brandão

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

55 minutos ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

2 horas ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

4 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

4 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

4 horas ago

This website uses cookies.