Após impetrar mandado de segurança na Justiça para suspender temporariamente a Lei 9.132/2024, a Prefeitura de Marília conseguiu liminar favorável para barrar a divulgação sobre a arrecadação de multas de trânsito na cidade.
A lei, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Eduardo Nascimento (Republicanos), foi considerada “em dissonância com as regras e princípios constitucionais, especialmente no que tange a separação dos poderes”, segundo o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Vico Manas.
O desembargador argumentou ainda no despacho da suspensão temporária dos efeitos da lei – aprovada pela maioria dos vereadores – que a manutenção da propositura “cria riscos aos cofres públicos por exigir imediato início dos trabalhos de divulgação”. A lei está suspensa até o julgamento final do caso.
A decisão foi comunicada à Procuradoria Jurídica do Legislativo de Marília e à Procuradoria de Justiça do Estado para ciência.
TRANSPARÊNCIA
Com a promulgação da lei no dia 16 de maio deste ano, o município ficou obrigado a publicar, mensalmente, no site oficial da Prefeitura, demonstrativos de arrecadação e de destinação dos recursos decorrentes da aplicação de multas de trânsito em Marília.
A transparência envolve radares, lombadas eletrônicas e outros equipamentos de fiscalização, bem como agentes de trânsito, para as infrações realizadas por anotação ou por meio de aplicativo.
A divulgação também devia conter informações quanto à destinação dos recursos arrecadados com aplicação de multas, principalmente quanto ao custeio dos órgãos responsáveis pela gestão do trânsito, à aplicação na melhoria da sinalização, aos recursos aplicados em sinalização, à fiscalização, à engenharia de tráfego e de campo, às campanhas educativas congêneres e demais investimentos.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.