Prefeito Daniel Alonso fiscaliza berçários (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está divulgando a ampliação do horário de atendimento das crianças menores e a data prevista para o retorno dos bebês.
O retorno às aulas presenciais é de fundamental importância para que as crianças possam usufruir de interações seguras e planejadas após o prolongado período de distanciamento social pelo qual passamos decorrente da pandemia da Covid-19. Como em qualquer problema complexo, as soluções e tomadas de decisões não são únicas e devem considerar as especificidades de cada sistema de ensino.
A Secretaria Municipal da Educação ressalta que as atividades escolares presenciais municipais suspensas no contexto da pandemia deverão observar, para fins de retomada, as diretrizes do Plano São Paulo e o Plano de Retomada das atividades escolares estruturado pela Comissão Educacional de Gerenciamento da Covid-19.
Sala de recreação de creche (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
A citada comissão, a partir de reuniões periódicas, estruturou esse momento de reabertura, estabelecendo critérios, tempos e condições objetivas com vistas a garantir o retorno gradual às aulas presenciais, com as devidas precauções relacionadas à saúde das crianças, profissionais da educação e familiares.
De acordo com o Parecer CNE/CP Nº 11/2020, a volta às aulas deve ser gradual, por etapas e níveis, seguindo os protocolos gerais sanitários e de biossegurança do município, cabendo aos sistemas de ensino definir quais etapas e turmas devem ser priorizadas.
As condições para readequações devem partir do diagnóstico da capacidade de atendimento das escolas, número de alunos por sala de aula, redistribuição dos alunos, reorganização dos horários e dias de atendimento aos alunos e às famílias, bem como organização dos espaços físicos para professores e funcionários das escolas.
Refeitório das crianças (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
A Secretaria esclarece que, as unidades escolares municipais de Marília, considerando esta normativa, no período que antecedeu o retorno às aulas presenciais, realizaram a medição do espaço físico e o cálculo de capacidade máxima de alunos e servidores em cada ambiente escolar, como também a sinalização com placas afixadas em locais visíveis.
O Parecer CNE/CP nº 15/2020 orienta que as atividades presenciais, a fim de respeitar o distanciamento social, ocorram de forma gradual, responsiva e segura, de acordo com o espaço disponível e a quantidade de crianças matriculadas.
Desta forma, planejamos o retorno às atividades presenciais tendo em vista as especificidades de nossas unidades escolares, segundo número limitado de alunos em cada sala de aula, conforme protocolos locais e condições efetivas de funcionamento, reorganizando horários por meio de agendamentos e revezamento de alunos, conforme previsto no Parecer CNE/CP nº 15/2020.
Unidade é estruturada para atender alunos da rede (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é destacada a importância do período de adaptação da criança como fundamental, sendo realizado em um ambiente que acolha e seja seguro. Os primeiros dias de convivência no espaço escolar são considerados períodos de inserção. Seja em tempos pandêmicos ou não pandêmicos, bebês, crianças bem pequenas e menores têm direito a um período de inserção que acolha as suas necessidades e busque o pleno desenvolvimento infantil.
Nesse período, em que as crianças serão afastadas do ambiente familiar, tendo a rotina alterada, necessitarão construir vínculos afetivos para se sentirem seguras. Esse momento não ocorre repentinamente, a criança tem medo do abandono, sendo necessária que a inserção ocorra gradualmente, tendo horário reduzido para que não sofra com a ausência dos familiares.
Portanto, o período curto de permanência da criança (2h30), no Sistema Municipal de Educação de Marília/SP, se faz necessário no período de inserção, pois enfoca as necessidades da criança e seu bem-estar.
Sala recreativa para aguçar o lúdico (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
No exercício de autonomia e responsabilidade na condução desse processo de retomada gradual, é apresentado a seguir – detalhadamente – o funcionamento, operacionalização e implementação do retorno às atividades presenciais em creche, que atende de quatro meses a três anos:
MATERNAL 2 (três anos)
(Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)
MATERNAL 1 (dois anos)
A partir de 20/09/2021, todos os professores de Maternal 1 voltam ao trabalho presencial, cumprindo sua jornada normal de trabalho na escola.
NÍVEL I e II (quatro meses a um ano e dez meses)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.