Marília

Prefeitura afirma que medidas judiciais podem prejudicar orçamento da Educação

A Procuradoria do Município de Marília apresentou defesa nas medidas judiciais obtidas pelo governo eleito da cidade de Marília – que a partir de 2025 será de responsabilidade do prefeito eleito Vinícius Camarinha (PSDB) – e afirmou que a decisão pode acarretar em colapsos em serviços essenciais e em repasses federais, aplicação de 25% na educação, e até na telefonia. 

De acordo com o Poder Executivo, as medidas judiciais irão inviabilizar repasses essenciais, a exemplo das cotas transferidas periodicamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo a Prefeitura, a sequência de licitações prejudicadas por ações populares – perto de 20 pregões e concorrências públicas – incluem contratação de serviços de atualização de software, aquisição de mão de obra para manutenção de escolas, compras institucionais de livros de literatura infantil, pavimentação de estrada, contratação de serviços de telefonia, pavimentação de ruas e avenidas, manutenção da iluminação pública, equipamentos para a prática de esportes, instalação de ar-condicionado e construção do Parque do Vale dos Dinossauros de Marília.

Ainda conforme a administração municipal, a consequência de perdas de receitas e não cumprimento dos percentuais orçamentários pela imposição obtida serão contextualizados totalmente e remetidos ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) pela atual administração. 

A Prefeitura pontua ainda que os efeitos das decisões judiciais serão sentidos pelo próximo governo, que terá frustração nos repasses por conta da inviabilização causada por essas medidas.

A Procuradoria do município pontua que as aberturas de editais e licitação em período final de governos municipais são rotineiros e tidos como normais, dentro do princípio da administração pública. “Inclusive, nos três meses finais da gestão do então prefeito de Marília, Vinícius Camarinha – que governou a cidade de 2013 a 2016 – foram abertos quase 140 editais de licitação. Entre 3 de outubro de 2016 a 31 de outubro de 2016, meses finais da primeira gestão de Vinicius, o município abriu, ao todo, 137 editais de licitação para contratação de serviços diversos e também para aquisições de produtos”, conclui em nota.

Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.