Marília

Prefeitura aciona bombas do sistema de tratamento do Palmital

Grupo acompanha o início da entrada de esgoto para tratamento na lagoa de aeração (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Durante uma visita técnica na manhã desta terça-feira (11) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Palmital, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) acompanhou o início do bombeamento, para encher pela primeira vez as lagoas. Ainda em fase de testes, o sistema iniciou o tratamento de esgoto no local.

A estação está sendo construída numa área de 157 mil m² na zona leste da cidade, ao lado do distrito de Dirceu, com acesso pelo final da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Reinaldo Pavarini, diretor da Replan Saneamento e Obras – empresa responsável pela execução do projeto – afirmou que a obra está adiantada em relação ao prazo de execução.

Obra será 100% concluída e entregue com quatro meses de antecedência (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

“A previsão era concluir em abril de 2021, mas deixaremos a obra totalmente pronta até dezembro. Estamos com uma equipe de 70 colaboradores trabalhando diariamente e para a Replan será uma honra entregar essa obra, pois somos marilienses e queremos a nossa cidade crescendo cada vez mais.”

Com o início do bombeamento nesta terça, a previsão é que as lagoas estejam cheias entre 50 e 60 dias.

“São duas lagoas de aeração, com 133 metros de comprimento por 77,40m de largura e profundidade de 5 metros, cada uma delas. Existem outras quatro lagoas de decantação, com 133m de comprimento por 7 metros de largura. Teremos duas bombas jogando a água e acredito que em até 60 dias as lagoas estarão cheias”, disse o engenheiro Rodrigo Ercílio Coneglian, responsável pela obra na bacia do Palmital.

Sistema será responsável pelo tratamento do esgoto das regiões Norte e Leste da cidade (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A obra na ETE da bacia do Palmital teve início no dia 13 de fevereiro e será concluída até dezembro. A parte interna de tubulação das lagoas, a rede de água e elétrica já estão prontas.

Agora estão sendo feitas as canaletas, caixa de areia e gradeamento. Somente aqui na bacia do Palmital serão tratados 487 litros de esgoto por segundo, beneficiando 110 mil moradores das regiões leste e norte da cidade, além de parte do centro.

Apresentação

Alonso fez a visita técnica acompanhado do diretor da Replan, Reinaldo Pavarini, e pelos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e Cícero do Ceasa (PV).

Lagoas devem levar três meses para encher totalmente (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Também participaram da visita o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), André Ferioli e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, entre outras autoridades.

O grupo foi recepcionado pelos engenheiros Rodrigo Ercílio Coneglian, José Camilo Mugnai Vieira e Leonardo Pavarini.

“É mais um dia histórico para Marília, pois estamos acompanhando o início do tratamento de esgoto também na bacia do Palmital, a última que está em construção. A nossa gestão está resolvendo o maior problema de saúde ambiental de Marília e região. Até o final do ano, a nossa cidade terá 100% do esgoto tratado”, garantiu Daniel Alonso.

Obras, segundo Daniel Alonso, tem economia de recursos e de tempo (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

O chefe do Executivo destacou ainda a grandiosidade da obra da ETE. São 430 mil metros quadrados de construção das três bacias – Pombo, Barbosa e Palmital -, que irão tratar 1.112 litros de esgoto por segundo. A obra do tratamento de esgoto era um sonho de Marília e que se tornou realidade da nossa gestão.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera, parabenizou a administração pela execução da obra. “Foram mais de 25 anos de espera e o prefeito Daniel está de parabéns, pois está concluindo a obra mais esperada e que trará grandes benefícios para o município e seus moradores. Haverá melhora na saúde e na qualidade de vida da população, além de atrair mais empresas e investimentos para Marília.”

Outras bacias

Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregado as duas primeiras obras do sistema: a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa. Juntas as estações tratam 70% do esgoto de Marília.

Chefe do Executivo levou ao local o presidente do Sindicato dos Comerciários, Mário Herrera (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A bacia do Pombo recebe por segundo 209 litros e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas oeste e norte; e a do Barbosa atende 85 mil pessoas da região central e da zona sul com 416 litros por segundo de esgoto, já estão em pleno funcionamento.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Prefeitura autoriza reforma completa da USF Bandeirantes na zona oeste de Marília

Vinicius Camarinha autorizou reforma completa na USF Bandeirantes (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou…

1 hora ago

Desconto de 7% no IPTU 2026 em Marília vale até 15 de fevereiro

Descontos valem até o dia 15 de fevereiro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informou…

1 hora ago

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

1 hora ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

1 hora ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

1 hora ago

HBU realiza cirurgia inédita em Marília para tratamento da próstata

Procedimento em sala cirúrgica do HBU reuniu profissionais de referência (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente…

1 hora ago

This website uses cookies.