Marília

Prefeitura abre Setembro Amarelo com psicóloga Karina Fukumitsu

Psicóloga é uma das principais autoridades brasileiras na prevenção de suicídios e valorização da vida.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove nesta segunda-feira (2) a abertura da “Campanha Setembro Amarelo – Todos pela Valorização da Vida”, com palestra da psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, autoridade científica nacional e uma das principais referências brasileiras na prevenção ao suicídio.

O evento recebe público em geral e profissionais de saúde. As inscrições foram abertas pela internet e mais de 400 vagas foram preenchidas em poucas horas.

Psicóloga Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora do programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que esta é a segunda vez que a Prefeitura recebe a especialista. Os outros eventos tiveram abordagem mais técnica.

“Nesta oportunidade priorizamos a população em geral. Da outra vez que recebemos a Dra. Karina, focamos nos profissionais de saúde. Agora o papo é com todos que puderam se inscrever, dentro do limite de vagas que o espaço do teatro permite”, disse Simone.

SENTINDO NA PELE

Karina se notabilizou por encarar a comunicação e o estudo de um fenômeno considerado tabu. “O suicídio é um ato de comunicação. A pessoa comunica em morte o que ela não consegue comunicar em vida”, defende.

Pós-doutora pela USP (Universidade de São Paulo), a psicóloga é autora de livros sobre a valorização da vida, consultora em programas de televisão e palestrante de renome nacional.

Experiência vivenciada na própria família, com a mãe (sobrevivente ao suicídio), e o vasto conhecimento acadêmico fizeram o seu repertório e a credenciaram para escrever A vida não é do jeito que a gente quer (2016); Suicídio e Luto: histórias de filhos sobreviventes (2013).

Karina fala dos sinais de alerta, da existência de múltiplos fatores de risco, da incompreensão à pessoa com ideias suicida e o quanto a sociedade precisa avançar, para que vidas sejam salvas. A psicóloga defende uma reconexão do indivíduo à sua realidade que, por vezes, é frustrante em algum aspecto.

ENGAJAMENTO

A iniciativa de trazer a palestra é do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, sob a liderança de Simone e apoio do secretário Ricardo Mustafá. A pasta é responsável pelas políticas públicas e administra parte dos serviços de assistência à pessoa em sofrimento psíquico na cidade.

PARCERIAS

O “Setembro Amarelo” é realizado em Marília por várias organizações, entidades, instituições, apoio de empresas e da sociedade em geral. Durante o mês serão diversos eventos, tendo a valorização da vida como tema. A Secretaria Municipal da Saúde participa da articulação e incentiva as ações.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Marília conta com vários serviços de Saúde Mental e apoio à vida, como o Caps Com-Viver (atendimento adulto, exceto casos de drogas), Caps-i (Infantil) Catavento, Caps AD (Álcool e outras drogas), entre outros. A rede básica de saúde também realiza programas para fortalecer vínculos de convivência e valorização da vida.

A organização CVV–Centro de Valorização da Vida – está disponível para atendimento telefônico (dique 188) para pessoas que desejam conversar, com total sigilo e respeito, sem serem julgadas e nem identificadas.

Em caso de emergência, a rede também conta com serviços como o Samu (192), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona norte e o PA (Pronto Atendimento) da zona sul. Casos devidamente classificados por um médico também podem ser encaminhados aos hospitais da cidade.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

57 minutos ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

6 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.