Marília e região

Prefeitura abre licitação para manter refeições de bombeiros em Marília

Bombeiros dependem do apoio da Prefeitura para manterem serviços na cidade (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Marília abriu licitação para contratação de empresas para fornecimento de gêneros alimentícios destinados, em parte, ao efetivo operacional e administrativo do 10º Grupamento de Bombeiros sediado na cidade.

Entre os itens listados no edital estão arroz, atum, azeite, azeitona, bebidas lácteas, creme de leite, ervilha e milho em conserva, extrato de tomate, feijão, macarrão, manteiga, molho de tomate, óleo, sal, sardinha e vinagre.

A cesta dos bombeiros se mistura a outros alimentos destinados ao fornecimento de lanches em centros de atenção psicossocial como barras de cereais, biscoitos, bolinhos, chás, refrigerantes e sucos.

A licitação tem custo estimado em até R$ 559,4 mil. O critério de julgamento é pelo menor preço para cada item. O pregão eletrônico está agendado para o dia 16 de abril, a partir das 9h, no portal de compras do Governo Federal.

CONVÊNIO

O custeio da alimentação do Corpo de Bombeiros é apenas uma das despesas assumidas pelo município através de convênio com o Governo do Estado de São Paulo para manter as atividades da corporação na cidade.

A última atualização do acordo entre a Prefeitura de Marília com a Secretaria de Segurança Público do Estado de São Paulo ocorreu em outubro de 2007. O convênio tem validade até outubro de 2032.

Manutenção de viaturas cabe ao município, segundo convênio com o Estado (Foto: Arquivo)

Na prática, além da alimentação, a cidade deve fornecer e manter os imóveis onde estão instalados os quartéis dos bombeiros e garantir a manutenção regular de equipamentos, materiais de escritório e da frota, além de oferecer o combustível às viaturas.

Ao Estado, por sua vez, cabe o pagamento dos salários, o fornecimento de fardamento, as instruções e demais formações aos bombeiros, bem como as aquisições de equipamentos que, depois, restarão ao município manter para uso no dia a dia.

Os recursos para manutenção do Corpo de Bombeiros em Marília são reservados diretamente do orçamento à Secretaria de Administração. A cidade já teve taxa exclusiva para custear a corporação, mas a legislação foi revogada.

HISTÓRICO

Marília precisou aguardar quatro décadas de sua história para que pudesse ter um quartel de Corpo de Bombeiros, inaugurado em 10 de abril de 1970. Até então, houve tentativas em 1958 e 1968, não confirmadas por falta de recursos municipais.

Após começar a custear as operações da corporação, Marília receberia o 10º Grupamento, em 1975, instalado em um antigo prédio escolar na avenida Campinas, nas proximidades do Yara Clube, na zona leste.

Sede ocupada por bombeiros desde 2002, mantida pela Prefeitura de Marília (Foto: Arquivo)

Na década de 1980, Marília passou a ter três postos de atendimento, um deles ativo até hoje na avenida República, 4.503, na zona norte. Em 1991, os bombeiros se instalaram debaixo do antigo viaduto da rua José Bonifácio, demolido em 2002.

A futura sede da corporação na cidade se mudaria ainda naquele ano ao prédio vizinho e vazio, que pertencia à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Atualmente, há outro posto ativo na zona sul da cidade.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

19 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

19 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

19 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

19 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.