Regional

Prefeito de Júlio Mesquita tem habeas corpus negado e pode perder o mandato

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do prefeito de Júlio Mesquita (distante cerca de 35 quilômetros de Marília), Tirso Fernandes Sobreiro Júnior (PSD). Com a rejeição, o chefe do Executivo pode perder o mandato.

No pedido, a defesa do prefeito alegava ausência de justa causa para a instauração de ação penal por falta de dolo, uma vez que ele havia sido absolvido em ação de improbidade administrativa. Em sessão que acontece na noite desta segunda-feira (4) pela Câmara dos Vereadores da cidade, caso a maioria decida, Tirso pode perder o posto.

Entre os meses de julho de 2012 a abril de 2016, enquanto era prefeito de Júlio Mesquita, durante o expediente na Prefeitura, em várias oportunidades e em continuidade delitiva, Tirso teria deixado de recolher, no prazo legal, o repasse de contribuições destinadas à previdência social que foram descontadas de pagamentos efetuados aos segurados, no valor de R$ 1.216.976,68.

O crime praticado seria o de apropriação indébita previdenciária do Fundo de Aposentadoria e Pensão (Fapen). A ação teve início em 2014, com sentença dada em 2020. Ele foi condenado criminalmente a uma pena de três anos, quatro meses e 26 dias de reclusão em regime aberto, substituída para restrição de direitos, com pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade, bem como a suspensão dos direitos políticos. O caso já transitou em julgado.

Tirso foi absolvido na esfera administrativa e a defesa ingressou com habeas corpus, alegando que também devia ser absolvido criminalmente, mas o STJ entendeu que, “eventual absolvição na esfera administrativa não vincula o resultado da ação penal, haja vista a independência entre tais searas.”

A sessão ordinária de hoje da Câmara de Júlio Mesquita tem início às 20h e o prefeito pode ter o mandato extinto. Para que isso aconteça, o presidente Cláudio Amorim dos Reis (PSDB) precisa fazer a leitura da extinção do mandato.

Se for confirmada a extinção do mandato do prefeito Tirso, o vice-prefeito Elton Francisco de Brito (PSDB) assume.

O Marília Notícia entrou em contato com o prefeito de Júlio Mesquita, Tirso Fernandes Sobreiro Júnior, que afirmou que apenas vai se manifestar sobre a situação na manhã desta terça-feira (5).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

20 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

20 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

20 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

20 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.