Marília

Prefeito Daniel comemora fim do transbordo do lixo em Marília

Caminhões da coleta agora levam o lixo direto para o aterro (Foto: Divulgação)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou que desde o começo deste mês de setembro Marília não tem mais transbordo dos resíduos sólidos do lixo. A mudança é considerada uma quebra de tabu pela administração municipal, “melhorando a qualidade ambiental em nosso município”.

“Desde o primeiro dia do nosso governo enfrentamos grandes batalhas quanto às questões dos resíduos sólidos em nossa cidade, corrigindo erros de gestões anteriores e avançando conforme orientam as legislações vigentes. Nossa primeira ação foi limpar toneladas de lixo espalhadas pelas ruas e portas das casas, em todos os bairros, e substituir a frota de caminhões de coleta, que estava sucateada”, afirmou Daniel Alonso.

Segundo ele, toda a equipe de gestores ambientais procurou auxílio junto à Cetesb e, de forma ambientalmente correta, foi construída e licenciada a plataforma de transbordo, inclusive com balança própria, para que todo processo fosse realizado de maneira legal e transparente.

“Esse trabalho foi reconhecido pelo Governo do Estado, certificando nossa cidade com o ‘Selo Verde’, junto ao Programa Município Verde Azul, onde alcançamos 87,16 pontos, ocupando a 31ª colocação no ranking ambiental estadual em 2022. Agora, nesta data, eliminamos o transbordo, onde descompactávamos nossos caminhões de coleta em uma carreta e esta fazia o transporte dos resíduos até sua destinação final, ou seja, um aterro licenciado”, explica o prefeito.

O chefe do Executivo destacou a importância deste avanço ambiental. “Assumimos o governo e encontramos a cidade em situação lamentável, com muito lixo ocasionando transtornos em todas as regiões da cidade, inclusive causando riscos à saúde da nossa população. Porém, com muito trabalho, dedicação e responsabilidade, fomos alcançando metas preestabelecidas. Colocamos a casa em ordem, limpando toda sujeira e bagunça deixada de forma irresponsável; adquirimos 17 novos caminhões para a realização da coleta; reduzimos a distância do aterro e, agora avançamos, anunciando o fim do transbordo, onde levaremos com nossa frota própria os resíduos coletados até sua destinação final, eliminando o transbordo com carretas terceirizadas. Durante todo esse processo, desde que assumimos o governo, mantivemos a coleta em dia, tratando nossa população de forma digna e cuidando do meio ambiente conforme requer as legislações vigentes”, finalizou Daniel Alonso.

Michele Correia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

21 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

21 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

21 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

21 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.