Incentivo fiscal vai estimular compra e venda de imóveis e aumentar arrecadação com o “desengavetamento” e a regularização de contratos. (Foto: Arquivo/PMM)
Mediante sanção do prefeito Daniel Alonso, o Diário Oficial do Município de Marília publicou, nesta quarta-feira, dia 23, a Lei Complementar que institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal e Cadastral, pelo período de 40 dias, contemplando a redução pela metade da alíquota do ITBI – Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis.
A redução da alíquota pela metade era uma reivindicação do setor imobiliário, que chegou à Prefeitura com mediação do Poder Legislativo. A proposta promove a segurança jurídica nas transações e tem potencial de estimular negociações de imóveis, além de “arrancar da gaveta” contratos de compra e venda.
(Foto: Arquivo/PMM)
Durante a apresentação da Lei, o prefeito Daniel Alonso e os secretários municipais Levi Gomes (Fazenda) e José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano) explicaram o impacto positivo para a população e aspectos técnicos da proposta.
“Vamos ajudar a população a tirar os contratos da gaveta. Além disso, teremos um período de 40 dias que podemos comparar: se fosse uma loja, seria uma ‘promoção’. Em Marília, agora é a hora de comprar imóvel e pagar só metade do ITBI que era cobrado antes”, anunciou o chefe do Executivo.
O setor imobiliário – segmentos de construção civil e comércio de bens – apoia a iniciativa, através de entidades como o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região), além de empresários e dirigentes de empresas que movimentam o setor na cidade.
(Foto: Arquivo/PMM)
O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, foi o principal interlocutor para que a medida fosse avaliada na Prefeitura e encaminhada aos demais parlamentares. Rezende relata que foi procurado por investidores e lideranças do setor imobiliário, que defenderam a redução do Imposto.
Representando o Creci, o corretor e empresário Hederaldo Benetti agradeceu ao prefeito Daniel, à equipe do Executivo e ao presidente da Câmara pela medida. Ele acredita que haverá incremento nos negócios, com ganhos aos cofres públicos e ao setor produtivo.
Com a aprovação do incentivo, o ITBI nos próximos 40 dias (a contar desta quarta-feira) cai pela metade, ficando em 1% sobre os recursos próprios e 0,5% sobre os recursos financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação.
PLANEJAMENTO
(Foto: Arquivo/PMM)
O secretário municipal de Planejamento Urbano, José Antônio de Almeida, em recente balanço da pasta, afirmou que a Prefeitura, com apoio do prefeito Daniel Alonso, está atacando e superando alguns dos principais gargalos. Os três principais desafios mencionados foram a legislação, informatização e o déficit de servidores.
“Em relação à Legislação, conseguimos, numa forte parceria com a AEA, ver aprovada a chamada ‘Lei do Entorno’, que modernizou, deu clareza e responsabilidade a quem é devida. Foi um avanço importante que tivemos na cidade”, disse.
Outro ponto lembrado, na questão da informatização, Almeida informou que o prefeito Daniel lançará em breve um sistema que será operado por profissionais – engenheiros e arquitetos – visando a aprovação de projetos. Será o fim do papel e a total desburocratização.
A plataforma será pioneira no Brasil (pelas inúmeras possibilidades da interface) e terá também ferramentas de consulta úteis para corretores de imóveis.
“Em relação ao déficit de pessoal, estamos com concurso público em andamento para arquitetos e engenheiros, que atuarão nas secretarias de Planejamento Urbano e de Obras, atendendo crescente demanda. Importante lembrar que além da aprovação das obras particulares, todos os projetos de obras públicas dependem na nossa equipe”, disse Almeida.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.