Marília

Daniel conclui 2º ano de mandato e busca cumprir promessas

Várias propostas do prefeito Daniel Alonso ainda não foram colocadas em prática (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Concluído o segundo ano do atual mandato do prefeito Daniel Alonso (sem partido) em Marília, ainda restam dois anos para o cumprimento das propostas apresentadas no Plano de Governo, que ajudaram, de certo modo, a reeleição em 2020. Foram 150 promessas de campanha, em todas as áreas do município, em documento que conta com 32 páginas.

O Marília Notícia acessou o Plano de Governo, disponível no site da candidatura do prefeito Daniel Alonso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro item é o da educação. Uma das propostas era de implantação da aquisição de produtos orgânicos pela agricultura familiar, visando a saúde dos alunos, a sustentabilidade do meio ambiente e o incentivo aos empreendedores rurais e suas organizações. A proposta foi cumprida pela administração municipal, que colocou em prática este tipo de compra.

A segunda grande prioridade do Plano de Governo foi apontada como a área da saúde, com desafios no combate à pandemia da Covid-19. Foi destacada a implantação de mais duas farmácias polos, nas regiões Leste e Oeste de Marília. Até o momento, a administração conseguiu concluir a unidade no Jardim Cavallari, região Oeste.

Houve ainda proposta de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, com implantação do Centro de Atenção Psicossocial III e de Residências Terapêuticas. O Marília Notícia tem alertado o problema na área da Saúde Mental na cidade, com o grande número de suicídios registrados no fim de 2022 e a dificuldade em conseguir consulta com um médico que possa atender o paciente, indicar o tratamento correto e receitar medicamentos. Neste ano, o primeiro caso foi registrado nesta quarta-feira (4).

O prefeito Daniel Alonso prometeu a ampliação do acesso aos serviços especializados, com implantação de duas unidades municipais de média complexidade, nas regiões Sul e Leste, além da implantação do Ambulatório de Média Complexidade (AME) cirúrgico, serviço regional em parceria com o Estado.

Não houve avanço nessas propostas, mas a Prefeitura deve inaugurar nos próximos dias uma unidade noturna de atendimento médico na UBS Nova Marília. O novo polo iniciaria suas atividades nesta sexta-feira (6), mas a tempestade que caiu na última segunda (2) trouxe prejuízos para a unidade, atrasando a inauguração em cerca de duas semanas. A promessa é que até abril, quatro unidades estejam funcionando, nas quatro regiões de Marília.

Na área da Cultura, o Plano de Governo destacou a importância da reforma, revitalização e estruturação dos equipamentos culturais. Neste sentido, houve a reforma do Complexo Braz Alécio, que abriga a Galeria de Artes e foi aberta ao público no fim de 2022. Já a criação da Casa do Artesão, como referência para produção artesanal do município, ainda não saiu do papel.

Projeto de Patrulha rural foi implantado pela Prefeitura de Marília (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Na área da Agricultura, a Prefeitura estabeleceu a meta de operacionalizar a Patrulha Agrícola, segmento relevante para impulsionar a produtividade no campo, através da prestação de serviço de horas/máquina com tratores e implementos agrícolas.

O projeto foi lançado em 2021, quando disponibilizados dois tratores agrícolas para o atendimento, bem como grade aradora e arado para o preparo do solo.

No Meio Ambiente, o prefeito Daniel Alonso propôs melhorar a arborização urbana na região central do município, implantando canteiros que contemplem o “Espaço Árvore”, permitindo o desenvolvimento saudável das mudas, em benefício à melhoria climática e à umidade relativa do ar, mas a promessa ainda não saiu do papel.

Pista de atletismo ainda não recebeu piso especial prometido

O Esporte teve propostas como a reforma e revitalização dos poliesportivos. A principal promessa era a implantação do piso sintético para prática de atletismo no Poliesportivo Pedro Sola, mas a iniciativa ainda é um sonho.

Uma reclamação dos esportistas locais é que houve grande disponibilização de dinheiro para o estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, casa do Marília Atlético Clube (MAC), enquanto os demais esportes foram deixados de lado.

Por outro lado, os amantes do futebol agradecem as reformas e melhorias no estádio municipal, que vem sendo referência no interior paulista.

A Secretaria de Direitos Humanos, por outro lado, apresentou avanço em suas propostas. O projeto do Núcleo de Libras foi implantado, inclusive com curso de capacitação para cerca de 60 servidores municipais. As propostas da Central de Transporte Inclusivo (CTI) e Olhos de Aço foram colocadas em prática.

Atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social foi feita, mas nenhum valor destinado para a causa (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Planejamento Urbano propôs implantar um corredor Viário Linear, ao longo da Ferrovia, entre os distritos de Lácio e de Nóbrega, incrementando a mobilidade urbana através de corredores viários e ciclovias, que ainda não foi feito. O Centro Logístico Intermodal de Cargas também não saiu do papel.

A atualização de dados do Plano Local de Habitação de Interesse Social foi feita, mas nenhum valor foi destinado no Orçamento de 2023 para o assunto.

A implantação do Plano Cicloviário Integrado, com interligação das ciclovias em toda a malha urbana, também não teve avanço.

Apesar da promessa de valorização, Daem será privatizado (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

O Plano de Governo do prefeito Daniel previa valorização e investimento forte nos próximos anos para o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). As promessas incluíam eficiência energética, monitoramento e automação de equipamentos e redução do consumo de energia, mas o que se viu foi um discurso de os investimentos necessários não estavam disponíveis e seria necessária a privatização da autarquia, aprovada pela Câmara.

Alonso prometeu a ampliação das câmeras de segurança municipal, aumentando consideravelmente a segurança dos munícipes bem como de seus patrimônios. A instalação de câmeras com tecnologia LPR, capazes de identificar e fazer a leitura de placas veiculares, mas a proposta ainda não foi colocada em prática.

Museu de Paleontologia foi reformado e aberto ao público no fim de 2022 (Foto: Divulgação)

A Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico tinha o objetivo no Plano de Governo de promover o “Dino” como símbolo da cidade, além da reestruturação do Museu de Paleontologia, tornando-o um atrativo turístico em âmbito nacional. As propostas foram colocadas em práticas, mas as intervenções e melhorias no Bosque Municipal Rangel Pietraroia devem ficar para os próximos dois anos.

A construção do Parque Linear, Parque Cascata e Parque Aquarius, bem como a reforma e ampliação de diversas praças em todas as regiões não tiveram grande evolução. Já o Plano de Carreira dos servidores foi finalmente enviado para a Câmara e aprovado. Os concursos públicos prometidos também foram realizados pela Prefeitura de Marília.

Não houve avanço na drenagem de águas pluviais. Na tempestade que atingiu a cidade na última segunda-feira (2), vários pontos da cidade sofreram com alagamentos, como nas avenidas João Ramalho e Jóquei Clube.

Terminal no Centro de Marília é o único em funcionamento na cidade (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) tinha como proposta a criação do Centro Educacional de Trânsito com aproximadamente 400 m² e ainda a reforma e ampliação da sede administrativa da Emdurb, que não foram colocados em prática. A implantação de novos terminais nas zonas Sul e Norte segue como um sonho para os moradores.

Também não foi feita a implantação do corredor de ônibus nas regiões Norte e Sul, mas em contrapartida foi lançada a licitação para instalação de 300 novas coberturas e assentos para pontos de parada de ônibus do transporte coletivo.

O Marília Notícia tentou contato com o prefeito Daniel Alonso, por meio da Diretoria de Comunicação, mas até o fechamento desta reportagem não recebeu respostas sobre as promessas para o seu segundo mandato no comando da Prefeitura de Marília.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.