Marília

Gestão Daniel amplia em quase 80% o número de cirurgias

Em 2016 a Secretaria Municipal de Saúde realizou, pelos hospitais parceiros, 4.642 cirurgias. Já em 2018 o número total fechou em 8.263, aumento de 78%.

Dados consolidados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), referentes aos serviços prestados na Santa Casa de Misericórdia de Marília e Hospital Beneficente Unimar, indicam um crescimento de 78% no número de cirurgias realizadas em intervalo de dois anos.

Em 2016, a Secretaria Municipal da Saúde liberou um total de 4.642 cirurgias, incluindo os dois hospitais. Naquele ano, foram realizadas apenas 83 cirurgias de catarata, uma média inferior a sete procedimentos por mês.

Já no ano seguinte, a parceira com os hospitais foi ampliada e o município realizou um total de 5.798 cirurgias, ou seja, crescimento de 25% em relação a 2016. As principais especialidades atendidas foram oftalmologia (catarata), ortopedia e cirurgia geral.

Crescimento ainda maior aconteceu em 2018. O relatório da Saúde indica que o ano terminou com 8.263, aumento de 78% em relação a 2016. Com isso, as filas de espera foram reduzidas ou extintas, de acordo com a especialidade.

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) destacou o esforço que envolveu servidores e também a forte parceria com os hospitais. “A Prefeitura recuperou o crédito com os prestadores. Isso fez toda a diferença. Quando iniciamos a gestão, o município estava em dívida, não pagava as instituições de Saúde e deixava os parceiros em situação financeira terrível”, lembrou o chefe do Executivo.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, lembra que os mutirões incluíram diversas especialidades como oftalmologia (catarata), ortopedia e osteomusculares em geral, face, cabeça e pescoço; cirurgias de aparelho digestivo, como colicister (pedra na vesícula), circulatórias e do aparelho genital e urinário.

“O prefeito Daniel identificou que essa área deveria ser uma das prioridades da Saúde. Sem descuidar da atenção básica, atacamos com firmeza o problema das filas por cirurgias. Milhares de pessoas estavam aguardando há anos pelo procedimento”, disse o secretário.

MUTIRÕES

Ricardo Mustafá afirmou que é favorável aos mutirões e que esse tipo de estratégia poderá voltar a se usada na Saúde. Porém, o trabalho agora está focado no aumento gradativo e permanente das cirurgias.

“Esse trabalho teve início com nossa antecessora, Kátia Santana, e terá continuidade até o final da nossa gestão. Buscaremos aumentar as vagas e evitar estas enormes filas. A pessoa que está aguardando um procedimento eletivo (agendado) precisa ter uma resposta mais rápida à sua necessidade. Esse é o nosso trabalho, é o nosso compromisso”, disse o secretário Mustafá.

Daniel em um dos mutirões (Foto: Arquivo PMM)

Amanda Brandão

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

13 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

13 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

13 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.