Regional

Prefeita de Vera Cruz tenta impedir cassação na Justiça

Prefeita de Vera Cruz pode perder o cargo (Foto: Arquivo)

A prefeita de Vera Cruz, Renata Zompero Dias Devito (PSDB), entrou com uma ação na Justiça com o objetivo de impedir sua cassação pela Comissão Processante aberta na Câmara da cidade vizinha de Marília.

A chefe do Executivo é acusada de contratar seguro de automóveis para veículos que já estão fora da frota, desmontados ou são sucatas. A denúncia partiu de um morador chamado Marcos Garcia.

A Comissão Processante virou matéria do Marília Notícia em outubro de 2019. A ação declaratória de nulidade do processo de cassação do colegiado foi protocolada no dia 10 de dezembro.

Poucos mais de uma semana depois o juiz Walmir Idalência dos Santos negou o pedido de “tutela de urgência” feito pela prefeita.

“Não se verifica a ocorrência de qualquer ilegalidade ou causa de nulidade, a justificar a interferência indevida do Poder Judiciário nos trabalhos da Casa Legislativa de Vera Cruz”, escreveu o magistrado.

Renata e seus advogados recorreram ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e o desembargador Torres de Carvalho vedou a realização de sessão extraordinária para a cassação durante o recesso legislativo, “com a prorrogação por igual prazo legal de 90 dias para conclusão do processo”.

Outro lado

Entre outras coisas, a prefeita alega que o denunciante que provocou a abertura da Comissão Processante “se limitou a tecer informações de cunho incompreensível, vago e sem amparo documental suficiente para embasar sua pretensão, dificultando sobremaneira a defesa”.

Ela disse ainda que a Comissão Processante ignorou sua defesa preliminar onde “foram apontadas todas as gritantes falhas da denúncia”.

O colegiado também “não fundamentou suas razões” para a abertura do processo de cassação, “o que seria obrigatório e necessário até mesmo para possibilitar a ampla defesa e contraditório”, alegam os advogados de Renata.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

26 minutos ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

39 minutos ago

ACC atende 350 pacientes com apoio de Dani Alonso e Capitão Augusto

Parlamentares visitaram a instituição e destinaram recursos (Foto: Divulgação) A Associação de Combate ao Câncer…

45 minutos ago

Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência

Um homem de 49 anos — que, segundo a polícia, alegou ganhar a vida como…

52 minutos ago

Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura

Ruptura registrada às 6h50 da manhã dessa sexta-feira (Foto: Divulgação) Uma ruptura em uma adutora…

2 horas ago

Caminhão pega fogo na SP-294 e provoca interdição da pista em Gália

Bombeiros foram acionados para o controle das chamas (Foto: Artesp) Um caminhão foi destruído por…

2 horas ago

This website uses cookies.