Brasil e Mundo

Preços de medicamentos para hospitais caem em média 0,74%

Os preços dos medicamentos vendidos aos hospitais recuaram, em média, 0,74% em julho comparativamente a junho, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), indicador desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Bionexo, de soluções digitais para gestão em saúde.

O resultado decorreu das quedas de preços de 2,65% em anti-infecciosos gerais para uso sistêmico; agentes antineoplásicos (1,98%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (1,71%); órgãos sensitivos (1,44%); sistema musculoesquelético (1,09%); aparelho cardiovascular (0,93%); e sistema nervoso (0,42%). Já nas altas, produtos relacionados a aparelho respiratório subiram 12,19%; aparelho geniturinário, 5,57%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 1,39%; aparelho digestivo e metabolismo, 0,57%, e preparados hormonais, de 0,49%.

No acumulado de 2022, considerando os resultados até julho, o IPM-H apresenta uma alta de 5,44%, resultado superior à inflação ao consumidor acumulada pelo IPCA, de 4,77%, mas abaixo do comportamento dos preços medido pelo IGP-M, que no período acumulou alta de 8,39%.

Já em 12 meses até julho, o IPM-H apresenta uma queda de 0,70%, divergindo do comportamento dos demais índices de preço da economia doméstica. Nesse período, o IPCA subiu 10,07% e o IGP-M, 10,08%.

Em perspectiva, o resultado corrobora a tendência prévia de acomodação dos preços de medicamentos para hospitais, dizem a Fipe e Bionexo. A despeito do arrefecimento, continuam, é possível destacar variações mais expressivas (tanto positivas quanto negativas) entre os diferentes grupos considerados na cesta do índice, a exemplo da valorização registrada entre medicamentos atuantes sobre o aparelho geniturinário e aparelho respiratório, de um lado; e o recuo nos preços de anti-infecciosos gerais e fármacos atuantes sobre aparelhos digestivo/metabolismo, de outro.

Agência Estado

Recent Posts

Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Ponte de acesso ao distrito de Dirceu teve tráfego interditado pela Prefeitura (Foto: Divulgação) A…

2 minutos ago

Educação entrega kits escolares para 4,3 mil alunos da rede municipal em Tupã

Materiais foram organizados por etapa de ensino e incluem itens para professores (Foto: Divulgação) A…

5 horas ago

Xadrez de Marília conquista 2º lugar na Liga do Enxadrista em Ourinhos

Torneio reuniu 103 participantes e contou com disputas em nível nacional (Foto: Divulgação) A equipe…

5 horas ago

Clube de Cinema de Marília exibe filmes e transmite o Oscar neste fim de semana

Timothée Chalamet em Marty Supreme (Foto: Divulgação) O Clube de Cinema de Marília (CCM) promove…

5 horas ago

Prefeitura comunica o início da entrega do material escolar aos alunos da rede municipal

Distribuição é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informa…

5 horas ago

Marília recebe van do Governo do Estado para transporte de pacientes

Veículo foi entregue durante cerimônia realizada em Itu (Foto: Divulgação) O município de Marília recebeu…

5 horas ago

This website uses cookies.