Brasil e Mundo

Preços de medicamentos para hospitais caem em média 0,74%

Os preços dos medicamentos vendidos aos hospitais recuaram, em média, 0,74% em julho comparativamente a junho, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), indicador desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Bionexo, de soluções digitais para gestão em saúde.

O resultado decorreu das quedas de preços de 2,65% em anti-infecciosos gerais para uso sistêmico; agentes antineoplásicos (1,98%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (1,71%); órgãos sensitivos (1,44%); sistema musculoesquelético (1,09%); aparelho cardiovascular (0,93%); e sistema nervoso (0,42%). Já nas altas, produtos relacionados a aparelho respiratório subiram 12,19%; aparelho geniturinário, 5,57%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 1,39%; aparelho digestivo e metabolismo, 0,57%, e preparados hormonais, de 0,49%.

No acumulado de 2022, considerando os resultados até julho, o IPM-H apresenta uma alta de 5,44%, resultado superior à inflação ao consumidor acumulada pelo IPCA, de 4,77%, mas abaixo do comportamento dos preços medido pelo IGP-M, que no período acumulou alta de 8,39%.

Já em 12 meses até julho, o IPM-H apresenta uma queda de 0,70%, divergindo do comportamento dos demais índices de preço da economia doméstica. Nesse período, o IPCA subiu 10,07% e o IGP-M, 10,08%.

Em perspectiva, o resultado corrobora a tendência prévia de acomodação dos preços de medicamentos para hospitais, dizem a Fipe e Bionexo. A despeito do arrefecimento, continuam, é possível destacar variações mais expressivas (tanto positivas quanto negativas) entre os diferentes grupos considerados na cesta do índice, a exemplo da valorização registrada entre medicamentos atuantes sobre o aparelho geniturinário e aparelho respiratório, de um lado; e o recuo nos preços de anti-infecciosos gerais e fármacos atuantes sobre aparelhos digestivo/metabolismo, de outro.

Agência Estado

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

20 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

22 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

5 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

5 horas ago

This website uses cookies.