Idoso recebe vacina na modalidade drive thru (Foto: Júlio Cesar de Carlis)
A lentidão na vacinação de Marília vem sendo agravada por critério equivocado, com desatualização no cálculo do público-alvo. A reclamação é da Prefeitura, que já formalizou o pedido de revisão dos números junto à Secretaria de Estado da Saúde.
O município calcula que deixou de receber pelo menos 2.247 vacinas para idosos que têm 77 anos ou mais. O motivo seria o uso de dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2012 – oito anos de atraso.
O Estado também teria se baseado no número de idosos vacinados contra a Influenza no ano passado.
“Para o município, a quantidade de doses necessárias à população idosa deveria ser realizada sobre o IBGE de 2020 e relatórios atuais do e-SUS”, apontou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
O déficit é estimado em pelo menos 29,45% do total de doses repassadas.
Nova etapa
Por ter constatado muitos idosos acima de 77 anos ainda sem receber a vacina, a Prefeitura informou que decidiu não avançar a próxima etapa da imunização, que previa a partir desta segunda-feira (15) a vacinação de pessoas com 75 e 76 anos.
O novo grupo etário está previsto na 5ª atualização do documento técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, recebido nesta semana. Porém, em Marília, quem tem menos de 77 anos terá que esperar.
“A Secretaria Municipal da Saúde continuará vacinando os idosos de 77 anos ou mais com a grade atual, podendo ampliar a faixa etária assim que receber novas doses”, prometeu a pasta.
Nesta segunda-feira (15)
A expectativa é vacinar mais 500 pessoas, pela ordem de chegada.
Na zona sul a imunização acontecerá na USF Três Lagos, que fica na rua Sebastião Inocêncio de Oliveira, 30, no bairro Jardim Damasco II, que terá 100 doses disponibilizadas.
Já a vacinação na zona Norte ocorrerá na UBS JK, que se localiza na rua Lucílio Coelho de Oliveira, 5, com limite de 150 doses.
A zona Leste terá 150 doses disponíveis na USF Aeroporto, que fica na rua Iporás, 5.
Já na região Oeste a imunização acontecerá na USF Jardim Cavallari, localizada na rua João Gerônimo Perinetti, 94, com 100 doses disponibilizadas.
“O objetivo é finalizar o quanto antes essa faixa etária de 77 anos e mais para depois abrirmos para a faixa de 75 anos e mais”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luis Pinto.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.