Marília

Município descarta isenção de impostos e tarifas

Secretário da Fazenda de Marília, Levi Gomes (Foto: Divulgação)

O secretário da Fazenda de Marília, Levi Gomes, afirmou ao Marília Notícia que já chegou a discutir sobre a possibilidade de isenção ou flexibilização nos impostos municipais para a população em geral e empresas afetadas pelas medidas de combate ao novo coronavírus.

No momento, porém, tal ação está fora de cogitação, de acordo com ele. A preocupação do secretário é com uma brusca queda nas receitas do Executivo, principalmente nas verbas de repasses oriundos do Estado e União.

Segundo o Tribunal de Contas, em 2018 – ano com dados consolidados mais recentes – 44,3% das receitas municipais são próprias.

Foram arrecadados naquele ano R$ 177 milhões com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

“Nós chegamos a pensar, nos reunimos para falar sobre essas isenções de imposto, mas e aí? Como faz? Temos que pagar funcionário, luz, água, comprar remédios”, declarou Levi.

O problema é que boa parte da atividade econômica na cidade está paralisada por conta dos decretos de isolamento social e calamidade pública que só deixaram em funcionamento lojas e serviços considerados essenciais.

Como consequência, já se observa uma onda de demissões em diversas empresas marilienses. Com isso, a população perde sua renda e capacidade para pagar contas e impostos – o que também ocorre com o empresariado.

“Por hora não podemos anunciar nada, pois não sabemos o que vai acontecer nas próximas semanas. Eu espero que no começo de abril tudo volte ao normal, mas não temos como saber. Temos que ter cautela”, afirmou o chefe da Fazenda municipal.

Levi explica que, diferente de União e Estado, o município não tem como recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) ou ao Banco Mundial para conseguir mais recursos.

“Não temos como fazer empréstimos emergenciais ou emitir título da dívida pública. As prefeituras estão de mãos atadas”, declarou o secretário.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

37 minutos ago

Com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá Home Resort & Spa

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

47 minutos ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

47 minutos ago

Marília oficializa novas datas e eventos voltados à população LGBTQIA+

Parada do Orgulho realizada na região central de Marília (Foto: Marília Notícia/Arquivo) Três novas leis…

57 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Deputada Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

1 hora ago

This website uses cookies.