Moradores encontram patos envenenados em lagoa do Jardim Aquarius, na zona Norte de Marília (Foto: Arquivo Pessoal)
Os moradores da zona Norte de Marília denunciam casos de envenenamento de animais no lago do Jardim Aquarius. Cerca de dez patos foram encontrados mortos nesta segunda-feira (20) às margens do local.
De acordo com o comerciante Julio Pires, morador do bairro, os animais foram encontrados com sinais de envenenamento e agonizaram até a morte.
“Nós [os moradores do bairro] encontramos os patos agonizando no lago. Tentamos ajudar, mas eles não resistiram e acabaram morrendo. Nossa suspeita é de contaminação pelo esgoto que cai ali ou até alguém que alimentou os animais com veneno”, denuncia.
Antes dos patos serem encontrados mortos, o comerciante havia solicitado uma análise da água do lago para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
“O resultado constatou uma contaminação pela água de esgoto de um vazamento do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). Eu pedi para que o vazamento fosse arrumado, mas o problema não foi resolvido. Depois eu acionei a Cetesb e não me retornaram. Parece que nada funciona nesse país”, lamenta o morador.
Para os moradores, a contaminação do lago ocorre de diferentes formas: através de vazamentos de esgotos e até água da chuva que leva agrotóxico de plantações da região para o lago. A poluição ocasiona o surgimento dos fitoplanctons que causa o esverdiamento da água, mas não são nocivos aos patos.
De acordo com especialistas, a alga aparece em lagoas e rios contaminados e retira a oxigenação das águas – o que provoca a morte de peixes, mas não afeta diretamente as aves.
O caso da morte dos patos ainda é considerado um mistério e provoca revolta nos moradores do bairro e ativistas dos direitos dos animais.
O Marília Notícia questionou quais medidas serão adotadas em relação ao envenenamento das aves para a Prefeitura, a responsável pela manutenção do local, mas nenhuma resposta foi obtida até a publicação desta reportagem.
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…
A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…
A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…
A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…
Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.