Marília e região

Pontos MIS terá mês com exibições, oficinas e atividades em junho

Arte: Divulgação

Estabelecido na Sala Municipal de Projeção do Clube de Cinema de Marília, o programa Pontos MIS funciona com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Neste mês, o Pontos MIS contará com uma agenda cheia, com todas as atividades gratuitas. O projeto funciona na avenida Sampaio Vidal, 245 – piso superior do Complexo Cultural Braz Alécio.

Confira a agenda completa:

05/06 – 20h/20h30- Projeta quebrada + Economia circular
Projeta Quebrada [Curta Metragem]
Produzido por: Sylvio Rocha
Direção e Roteiro: Fernanda Frazão e Karol Maia
Nacional
Duração: 25 minutor
O documentário Projeta Quebrada conta histórias de projetos na periferia da cidade de São Paulo que encontraram uma oportunidade para desenvolver soluções que impactam no coletivo, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Cada história mostrada dialoga com diferentes expoentes da sociedade, como cultura, tecnologia, moda/beleza, bem-estar e sustentabilidade. Os projetos exemplificam como as bordas das cidades têm se organizado de maneira autônoma para oferecer para seus moradores aquilo que o poder público e privado ainda não foram capaz de ofertar, mostrando como a quebrada tem abundância de recursos humanos capazes de transformar um pouco da vida de cada periférica e periférico.

ECONOMIA CIRCULAR
Direção: Fabricio Gallinucci, Cadu Machado e Fabiana Maciel
Classificação: Livre
País(es) de produção: Brasil
Tempo de duração: 52 min
Um olhar para o consumo em massa, economia e sustentabilidade.

06/06 – Oficina Infâncias no cinema com Cássio Starling
Horário: das 19h às 22h
Local: Sala Municipal de Projeção do CCM Emílio Pedutti Filho, que fica no Complexo Cultural Braz Alécio – avenida Sampaio Vidal, 245 , piso superior.
Inscrições: através do telefone 14 98195-0184, das 08h30 às 17h – com exceção das quintas que é das 13h às 17h30
Temática:  Infância no audiovisual
Ingresso: Gratuito  
Duração: 3h 
Classificação: A partir de 14 anos
Vagas: 30

Sinopse: a presença de crianças nos filmes é uma constante que surgiu muito cedo, em “L’Arroseur Arrosé” (1895), considerado o primeiro filme de ficção. Mais de 120 anos depois, as crianças continuam a ser protagonistas em filmes como “Avatar: – O Caminho da Água” e “Marte Um”. Infâncias no Cinema convida a um passeio no tempo e na geografia para conhecer os diferentes modos de viver a infância mostrados nos filmes. E a descobrir um pouco como as crianças enfrentam riscos e limitações, assim como os adultos, mas com maior fragilidade. Necessidades técnicas do local: Laptop, datashow, telão e caixa de som.

Sobre a oficineiro: pesquisador de história e linguagem audiovisual, é crítico de cinema (Folha de S. Paulo; Carta Capital). Bacharel em Filosofia (UFMG) e mestre em Cinema (Unicamp), é professor na Escola no Cinema, onde ministra cursos sobre cinematografias, movimentos estéticos e grandes autores. É oficineiro dos Pontos MIS desde 2013.

Mostra Livre de Cinema 2025 – 2 de junho a 31 de julho

O Pontos MIS participará da Mostra Livre de Cinema 2025. O festival internacional de cinema é realizado em diversas cidades do Estado de São Paulo. Ao longo dos anos, a mostra tem se consolidado como um espaço de valorização e difusão de produções audiovisuais fora dos circuitos comerciais tradicionais.

12/06 – Mostra Livre de Cinema: Mostra Cinema Negro
Horário: às 19h30
Classificação: 14 anos
Duração da Sessão: 2h38min
Nacionais e internacionais
Panorama dedicado à exibição de filmes de curta-metragem dirigidos por
pessoas negras, priorizando obras que tragam, quando presentes, narrativas
centradas na negritude, suas experiências, estéticas e perspectivas.

Filmes:

  • Eu Lírico – Pedro Paredes – 14’59” – Brasil
    Luis leciona na comunidade onde cresceu. Após uma discussão com os alunos, ele questiona seu papel como professor na sociedade, bem como o futuro desses jovens.
  • Totem – Luiz Vieira – 17’17” – Brasil
    Um totem misterioso encontra um homem muito comum na rua e o conduz a uma série de assassinatos e violência.
  • Punhal – Clementino Junior – 11’37” – Brasil
    Dolores vai a uma cartomante no dia de um eclipse solar, e o oráculo através do punhal lhe mostra algo além de suas expectativas.
  • MindMaze – Paul Turpin – 18 min – Noruega
    MindMaze é um thriller psicológico que acompanha Lucy, uma jovem que leva uma vida secreta administrando um negócio de drogas na dark web. Em uma caminhada com seu namorado Carl e amigos, todos tomam LSD, o que faz com que a percepção da realidade de Lucy se desfaça. O que começa como uma experiência divertida e psicodélica rapidamente se transforma em uma cadeia de eventos perturbadores, em que Lucy começa a suspeitar que seus amigos estão conspirando contra ela. Enquanto Lucy se esforça para escapar, as linhas entre realidade e alucinação se confundem, levando-a a tomar decisões desesperadas.
  • Como matar uma boneca – Alek Lean – 16 min – Brasil
    Lady é uma fotógrafa ambiental que encontra uma boneca na floresta e a entrega na casa mais próxima a uma mulher estranha. Lady usa um cordão de Oxumaré de uma religião de origem africana, que forma um elo entre o céu e a terra em uma espécie de pedido de ajuda ancestral. Já a mulher estranha se sente protegida por sua crença e brancura. Uma história contada por meio de símbolos que representam marcas do passado, do presente e o poder da ancestralidade, quebrando estigmas e trazendo reflexões.
  • Da sua, Maria – Magna Domingues – 20 min- Brasil
    Sara e Bruno estão prestes a realizar seu sonho de serem pais. No entanto, suas esperanças são dolorosamente destruídas quando seu bebê, Maria, morre durante o parto. O casal precisa enfrentar seu berçário decorado, perguntas intrusivas e palavras bem-intencionadas que, em vez de
    confortar, apenas aprofundam sua dor – tudo isso enquanto a vida continua sem Maria. Superar a dor e encontrar um caminho a seguir se torna o maior desafio para esse casal de coração partido.
  • Punk da Periferia – Isabela Alves e Lua Berar – 13’03” – Brasil
    Rox é uma garota negra da periferia que encontra no rock o poder da fala e da expressão. Ao lado de suas amigas Day e Tina, ela busca se firmar na Banda Airela. Para isso, enfrentará a falta de apoio de sua mãe evangélica e o preconceito do próprio meio musical. O curta-metragem retrata a mulher negra como protagonista no mundo do rock e a luta pela retomada do ritmo como cultura negra.
  • Zoya – Larissa Dardania – 18’32” – Brasil
    Zoya e sua mãe vivem em uma casa simples no campo. Após a recente perda de Muriel, sua mãe se retrai emocionalmente, imersa em suas preocupações, enquanto Zoya lida com o luto de forma curiosa, buscando entender os mistérios que envolvem a morte. Em meio à dor silenciosa, ambas seguem caminhos diferentes para lidar com a perda e a falta de respostas.
  • Telas de Concreto – William de Oliveira – 14’31”- Brasil
    Diego Dedablio é um talentoso artista urbano de Tatuí-SP.
    Neste documentário, mergulhamos na jornada criativa de Dedablio e em sua visão do grafite, enquanto ele transforma os muros da cidade com sua arte.
  • Pesares – Beatriz Ferraz – Brasil
    Pesares mergulha no mundo espiritual Bantu através de três personagens e tece caminhos entre rituais e ausências, construindo um rito fílmico de memórias e despedidas tempos e territórios

Consulte a programação cultural completa no site cultura.marilia.sp.gov.br/agenda.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

15 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

15 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

15 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

15 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 horas ago

This website uses cookies.