Oficina gratuita sobre cinema e movimento feminismo no Brasil acontece para o público de Marília, graças ao convênio entre Prefeitura, Secretaria de Cultura e o Museu da Imagem e do Som (MIS).
Através do Pontos MIS, programa de difusão do audiovisual, a capacitação será realizada nos dias 10, 13, 17 e 20 deste mês, das 19h30 às 21h. A pesquisadora Luiza Lusvarghi conduzirá a oficina “Cinema e Feminismos – As Diretoras Brasileiras”. Indicada para pessoas acima de 12 anos, as inscrições podem ser realizadas no link [clique aqui].
Luiza Lusvarghi é autora dos livros “De MTV a Emetevê” (Cultura, 2007) e “Narrativas Criminais da Ficção Audiovisual da América Latina” (Appris, 2018) e uma das organizadoras da coletânea “Mulheres atrás das câmeras – cronologia das cineastas brasileiras de 1930 a 2019” (Estação Liberdade, 2018), finalista do Prêmio Jabuti 2019 e coordenadora do grupo de pesquisa cinema da Intercom.
Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante a oficina a crítica de cinema abordará três temas, começando por um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, seguido por uma discussão sobre a participação feminina na direção da sétima arte e, por fim, uma análise do cinema.
Durante a explanação do primeiro tema, serão apresentadas trajetórias das primeiras cineastas e seus nichos de atuação, contextualizados na história do cinema nacional. Em seguida, será discutida a participação das mulheres na direção cinematográfica, considerando tanto o cinema nacional quanto o internacional. Por fim, serão analisados os conceitos teóricos feministas e sua relação com a produção cinematográfica feminina brasileira. Através desses tópicos, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a história e a presença das mulheres no cinema, bem como sobre as teorias feministas que fundamentam a produção audiovisual feminina.
Além de pesquisadora e escritora, Luiza Lusvarghi é integrante do Grupo Genecine – Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais – da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccini, e membro dos coletivos Elviras de críticas de cinema. Possui mestrado, doutorado e pós-doc pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realiza pesquisas em multimeios na Unicamp.
(Arte: Divulgação)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.