Regional

Pompeia soma 285 casos confirmados de dengue

Trabalho de nebulização é feito em Pompeia (Foto: Divulgação)

Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) já soma 285 casos de dengue confirmados até o momento. O número é quase o dobro do total registrado em todo o ano de 2019, quando o município registrou 149 casos da doença.

A cidade teve um aumento de 91% das confirmações de dengue. Ainda assim, a situação é mais favorável que a registrada na epidemia de 2015, quando foram 773 os casos confirmados na cidade.

A equipe de Vigilância Sanitária Municipal segue intensificando as ações de nebulização e de busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho é contínuo e conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que realizam as visitas nas residências, em conjunto com os agentes sanitários e de endemias, que dão sequência a ação de nebulização, visita casa a casa, visita em imóveis especiais e pontos estratégicos, sem deixar de atentar para a importância do combate aos criadouros.

Em novembro do ano passado, o Departamento de Higiene e Saúde (DHS) começou a atuar em modo de mutirão contra a dengue, com agentes atuando em horário estendido no período da noite e com ações de bloqueio cada vez mais precisas nos locais de circulação comprovada da doença.

Além disso, nos primeiros meses deste ano, o governo municipal já organizou dois arrastões de limpeza que recolheram 200 toneladas de materiais descartados pela população.

O diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro ‘Shell’, afirma que mais de 80% dos criadouros encontrados no município ainda estão dentro de residências e quintais.

“Precisamos que a população faça a sua parte verificando os quintais. Isso é fundamental”, disse.

Através da Ouvidoria de Pompeia há um crescente número de denúncias por parte dos munícipes sobre quintais sem os devidos cuidados, e de vizinhos que atiram lixos e materiais plásticos em áreas verdes e terrenos baldios.

Os registros são encaminhados aos setores competentes, que mobilizam as equipes com ações para eliminação dos focos do mosquito.

Recipientes que acumulam água são encontrados pela cidade (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

2 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

3 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

3 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

3 horas ago

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP)…

3 horas ago

Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília

Polícia Civil realizou buscas em vários bairros da cidade (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia Civil…

3 horas ago

This website uses cookies.