Polícia Civil resgatou 18 cães em casa na zona oeste de Marília (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil resgatou 18 cães em situação de maus-tratos na tarde desta segunda-feira (8), em uma residência desabitada na Rua São Miguel, bairro Polon, zona oeste de Marília. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e os animais foram acolhidos pela empresa BG Zangrossi.
Segundo a Polícia Civil, a operação foi motivada por denúncia anônima. No local, os agentes encontraram os cães, todos sem raça definida, abandonados pelo antigo morador. Os animais estavam sendo alimentados por vizinhos, que lançavam comida e água por cima do muro, mas apresentavam sinais de desnutrição. A casa tinha condições insalubres, com forte odor, fezes e urina espalhadas. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso.
De acordo com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, os cães foram levados ao abrigo da BG Zangrossi. A superintendente de gestão da causa animal, Michele Alves, afirmou que os animais estavam desnutridos e com sinais de doenças infecciosas.
“Tivemos conhecimento deste caso há apenas uma semana. Mas as denúncias feitas pela Ouvidoria e outros canais da Prefeitura relatam que os animais estavam há cerca de um ano no imóvel. E, no último mês, viviam em situação de descaso e abandono. O local era insalubre, sem água, semelhante a um lixão. Isso é inadmissível”, disse.
Michele explicou que a operação exigiu logística especial. “Tivemos que montar uma grande estratégia para o recolhimento, devido à quantidade de baias necessárias e ao transporte, que exigiu cuidado. O apoio da Polícia Civil foi fundamental. Agora, os animais passarão por avaliação clínica, e os mais dóceis serão disponibilizados para adoção.”
A superintendente ressaltou a importância da participação popular. “A pedido do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e do secretário Mario Rui, estamos intensificando as ações em todos os bairros. Mas precisamos que a população nos ajude a denunciar casos de maus-tratos, que infelizmente vêm se repetindo na cidade.”
O atendimento para recolhimento de animais em situação de abandono pode ser solicitado pelos telefones (14) 9 9892-9293 (Michele Alves) ou (14) 9 9849-9364 (BG Zangrossi). Os contatos funcionam 24 horas, todos os dias da semana.
Unidade escolar tem sido alvo frequente de criminosos (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A sequência de…
Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…
Calor aliado à umidade favorece a formação de áreas de instabilidade (Foto: Marília Notícia) A…
Saúde intensificou o combate à dengue em Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília intensificou…
Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
This website uses cookies.